quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Romaria de São Francisco inicia sábado

O objetivo é propagar entre os romeiros e moradores a cultura de paz e o direito de defender as criaturas

Uma cidade no interior do Ceará exemplifica, como poucas no Brasil, a persistência de São Francisco como exemplo para o povo. Localizada a 126Km de Fortaleza, Canindé, que recebe anualmente 2,5 milhões de fiéis e devotos de um dos santos mais populares do mundo, está pronta para receber neste sábado a maior romaria do padroeiro. Este ano, o tema da festa é "São Francisco, profeta da vida e defensor da criação". O objetivo é propagar entre os romeiros e moradores a cultura de paz e o direito de defender as criaturas.

Quando o relógio da Basílica marcar 5 horas da manhã, frei João Amilton dos Santos estará abrindo oficialmente a festa, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Canindé e de São Francisco. Durante toda a noite, romeiros de vários pontos do Município e os que vierem de longe caminham a pé para reverenciar o santo.

Segundo o coordenador da romaria, frei João Amilton dos Santos, a paróquia irá trabalhar com 60 padres do Norte e Nordeste e 250 funcionários. Os abrigos estão preparados para receber os romeiros que poderão ficar gratuitamente por três dias, com direito a toda uma infraestrutura. "É uma grande responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas estamos preparados", disse o franciscano.

A Prefeitura de Canindé, pela primeira vez nos 253 anos de romaria, colocou todo seu secretariado à disposição da Igreja para que o evento religioso torne-se um ponto de referência para o turismo nacional. Uma central do Governo Municipal será montada na Escola de Segundo Tempo José Freire de Freitas, na Praça Dr. Aramis, para coordenar a parte que cabe ao Município. "Estou colocando todo serviço do Município em defesa da festa, e minha orientação é que tudo que for feito tenha o aval do pároco e reitor frei Amilton", frisou o prefeito Cláudio Pessoa.

Saúde
A Secretaria de Saúde montará sete pontos de apoio e colocará 13 médicos a disposição do Hospital Regional São Francisco durante os dez dias de festejos. "Além disso, haverá cinco ambulâncias, o Grupo de Socorro de Urgência e 235 profissionais de saúde para fortalecer os atendimentos dos romeiros na festa. Dez veículos da Fundação Nacional de Saúde vão fazer o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti", disse a secretária de Saúde, Clara Medeiros.

Serão dias de novenas, procissões, confissões, batizados e louvor a São Francisco. As missas serão celebradas às 5h, 7h, 9h, 11h e 18h na Basílica e Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Na Igreja de Cristo Rei, no Bairro do Monte às 6h; na Capela de São Pedro, no Alto do Moinho, sempre às 10h de 30 de setembro a 3 de outubro; na Igreja de Nossa Senhora das Dores, 8h e 10h, de 1º a 3 de outubro. As confissões acontecerão de 24 de setembro a 4 de outubro das 6h às 11h. No dia 4 de outubro, acontecerão missas festivas a partir das 5h.

De 25 de setembro a 3 de outubro, sempre às 5h da manhã, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, ocorre Via Sacra com encerramento de uma Celebração Eucarística na Igreja do Monte. Os batizados às 10h e 15h, no Complexo São Damião. "Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco", avisa o frei.

No dia 24 de setembro, às 18h, procissão com o painel de São Francisco, saindo da Basílica. De 25 de setembro a 3 de outubro, a procissão segue em direção à Praça dos Romeiros, saindo às 17h30. A missa de encerramento acontecerá às 16 do dia 4 de outubro, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e, em seguida, a procissão com o santinho. "A fé e devoção a São Francisco das Chagas de Canindé move milhares de fiéis e nossa intenção é ajudar a paróquia nessa romaria", diz o prefeito.

Segurança
Um forte esquema de segurança será montado durante os 10 dias dos festejos. De acordo com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Canindé, tenente-coronel Erick Onofre e Silva, 350 policiais distribuídos no FTA, Ronda do Quarteirão, Cotam, Gate, Cavalaria, Canil, FTA Motos, Batalhão de Choque, Polícia Ambiental e Ciopaer estarão durante a festa para dar uma maior segurança dos romeiros. Um Pelotão de Romaria foi criado pelo Comando de Canindé.

FIQUE POR DENTRO
História
Os relatos históricos dizem que a partir do ano de 1758 os frades franciscanos da Província de Santo Antônio do Brasil, frei Manoel de Santa Maria e São Paulo, frei Bartolomeu dos Remédios, frei José Santa Clara Monte Falco e frei José Santana Frimo, juntos com os terceiros franciscanos, propagaram na zona de Canindé o culto a São Francisco das Chagas. Na visão do ministro provincial, frei Marconi Lins, Canindé é a "Assis Brasileira". "Canindé não pode existir sem o santuário e nem este sem o povo que lhe dê o significado verdadeiro, lugar de encontro com Deus, de valorização da vida como dom sagrado, de fortalecimento com os valores do Evangelho tal qual compreendeu e viveu São Francisco no século XIII", observa frei Marconi Lins. Já frei João Amilton dos Santos lembra da perspectiva dos frades menores. "Nessa festa queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante dos desafios da história que nos apela sempre a retomar a graça das origens de São Francisco. Desejamos reafirmar nossa firme vontade de permanecermos fiéis nos nossos propósitos, vivendo na igreja o evangelho".

MAIS INFORMAÇÕES
Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé
Praça da Basílica, 31, Centro
(85) 3343.0047 / 3343.0017

(Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário