segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Conselho de Comunicação: revista diz que PT quer fazer laboratório de censura no Ceará

Repercute na imprensa nacional a suposta intenção do PT de controlar os meios de comunicação no Ceará. A revista Veja denuncia que o PT estaria fazendo no Ceará um “laboratório de censura à imprensa e a emissoras de rádio e TV”. A publicação se baseia no projeto da deputada petista Rachel Marques, que propôs a criação de um Conselho Estadual de Comunicação Social (Cecs). A proposta foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e ainda depende do encaminhamento do governador Cid Gomes para virar Lei.

O texto do projeto diz que o objetivo é controlar abusos e arbitrariedades dos meios de comunicação, servindo ainda para a fiscalização das licenças e concessões federais de rádio e televisão. O controle do Cecs ficaria à cargo de representantes dos movimentos sociais. A revista Veja diz que estes são “massa de manobra do partido”.

Para ilustrar a gravidade da questão, cita a reação de Cid Gomes à publicação das investigações da Polícia Federal, que revelou um esquema de desvio de 300 milhões de reais de prefeituras cearenses. O governador e o irmão dele, deputado Ciro Gomes, foram acusados de envolvimento no crime. “Os Gomes proibiram uma emissora de citar a reportagem”, diz Veja.

Segundo a revista, a ideia de controlar a imprensa foi lançada na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, e tem a orientação do governo Lula. A iniciativa começa a inspirar os governos da Bahia, Piauí e São Paulo, além da prefeitura de Fortaleza, afirma a Veja.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

3 comentários:

  1. Por uma imprensa mais limpa26 de outubro de 2010 às 14:14

    Censura sofremos nós cidadãos, pois não temos uma imprensa verídica e limpa. Exemplo: a Rede Globo defende de corpo e alma o PSDB, já a Rede Record simpatiza com o PT.O maior jornal em circulação do nosso estado e demais meios são do grupo empresarial do senhor Tasso, por isso as duras críticas ao atual governo.Sem falar na maior revista do país:a Veja, adivinhem quem ela proteje?
    Em nosso município temos exemplo disso, rádios, sites e blogs, todos sabemos de qual lado político estão, ocultando assim muitas vezes a verdade ao cidadão.Será se é tão difícil assim, ser um profissional de imprensa e não ficar escancarado de que lado político ele é? ser uma emissora de tv ou rádio e esconder a verdade do cidadão só por proteger o verdadeiro culpado? pois é, com tantos meios impedindo que saibamos a verdade sobre os fatos, quem vive na censura somos nós, verdadeiros cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em genero ,numero e grau com o comentario anterior... e para quem não concorda; será que o autor da materia estaria defendendo tanto o tasso se não fosse seu empregado...? eu não comento mais aqui ,pois já deu para perceber que os autores das materias estão tendo mais retsdorno do que merecem...

    ResponderExcluir
  3. QUE NADA AMIGOS ISSO É MAIS PARA SERVIR DE CABIDE DE EMPREGOS,POIS QUE NAO SABE QUE A EX PRESIDENTE DO SINDICATO DOS JORNALISTAS DONA DEBORA NAO TA POR TRAZ DESSA MANOBRA,POIS TODOS SABEM QUE ELA NUNCA CONSEGUIRIA UM EMPREGO DIGNO E QUER UM AS CUSTA DO DO POVO.(LAM)PERGUNTA AO DONIZETE ARRUDA

    ResponderExcluir