quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Maioria dos policiais transferidos para o interior vai para Canindé

Os PMs são da turma de recém-formados, que tomou posse em setembro. A maioria foi lotada no Sertão Central e na Região do Inhamuns, onde se concentram os casos de assaltos a bancos. Além desses, a PM reconhece que precisaria de mais mil soldado


Explosão de banco, viatura metralhada, policiais rendidos. Os casos recentes de violência no Interior levaram o Comando Geral da PM no Ceará a reforçar o policiamento nos municípios. Segundo o subcomandante da PM, coronel Hélio Severiano Cavalcante, foram transferidos 250 policias (soldados e cabos) para os batalhões do Interior. A ideia é que a maioria fique nos destacamentos, onde há menos policiais. Atualmente, o efetivo no Interior é de 5.158 praças, incluindo os do Ronda do Quarteirão.


Os PMs convocados tiveram até a última segunda-feira, 22, para se apresentar em seus novos locais de trabalho. A maioria da turma é de soldados recém-formados, que tomaram posse em setembro deste ano. Antes de serem chamados para o Interior, os PMs estavam fazendo policiamento a pé na Capital. “Eles estavam provisoriamente no Ronda do Quarteirão, aguardando serem lotados”, informa o subcomandante da PM.
Mil soldados

Em matéria publicada no dia 9 de setembro no Jornal O POVO, mostrou que a maioria dos 1.591 policiais empossados naquele dia foi lotada no Ronda do Quarteirão, estendendo a atuação do programa para 42 cidades no Interior e Região Metropolitana. Atualmente, o policiamento comunitário só é empregado em cidades com mais de 50 mil habitantes. Nos municípios menores, há apenas o policiamento ostensivo.
Cada batalhão cobre vários municípios. É o comandante da unidade quem distribui o efetivo pelas cidades. Segundo o coronel Severiano, o reforço é para as áreas consideradas mais críticas, seja pela quantidade de PMs ou pela violência. O Jornal apurou que Acaraú, Apuiarés, Boa Viagem, General Sampaio, Itatira, Madalena, Mombaça, Redenção e Santa Quitéria estão entre as cidades contempladas. “A gente priorizou o Sertão Central e a Região dos Inhamuns, que têm sido alvos das quadrilhas”, informa.
Apesar do reforço, o déficit de policiais no Interior vai continuar grande. O próprio subcomandante da PM reconhece que precisaria de pelo menos mil soldados. “Tentamos mandar mais policiais pros destacamentos, mas tínhamos que criar novas áreas do Ronda e usamos a maioria dos soldados (recém-formados) para isso”, comenta.

SAIBA MAIS

No dia 1° de novembro, a cúpula da segurança pública no Ceará se reuniu na residência oficial do governador Cid Gomes. A pauta eram os constantes assaltos a bancos no Interior.

Nove dias depois, começaram a ser publicadas no boletim interno do Comando Geral da PM as listas com os nomes dos policiais transferidos para o Interior.

Após a reunião, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, informou ao O POVO que haviam sido tomadas algumas medidas. Mas ele não informou quais eram, alegando se tratar de uma questão estratégica.

O efetivo da PM no Ceará é de cerca de 15 mil policiais. Desse total, 5.158 são lotados no Interior, sendo 1.147 no Ronda do Quarteirão.

Nos destacamentos, a escala é de três dias de trabalho (72 horas) por dois de folga (48 horas) seguidos de dois dias de trabalho (48 horas) por três de folga (72 horas).

Como foram realizadas as transferências de PMs para o interior do Estado:

1° Batalhão (Russas): 24

2° Batalhão Juazeiro do Norte): 44

3° Batalhão (Sobral): 39

4° Batalhão(Canindé): 85

7° Batalhão (Crateús): 34

Essa lista se refere à transferência de 226 policiais, a qual o Jornalteve acesso, e não de todos os 250 que foram enviados ao Interior.As demais transferências ainda serão publicadas no boletim interno do comando.

(Fonte: O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário