segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Obras e 13º no Ceará são ameaçados devido a queda na receita do Governo Federal

Para reverter a situação, a saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as de infraestrutura.

Uma reportagem divulgada neste domingo (21) pela Folha de São Paulo mostra que uma possível pressão adicional pode atingir a nova equipe da presidente eleita, Dilma Rousseff.

De acordo com o texto, um erro de cálculo feito pelo atual governo do presidente Lula ameaça o caixa de Estados e municípios na reta final da sua gestão. A previsão é de em alguns casos, a receita de Estados e municípios deva ser insuficiente até para o 13º do funcionalismo.

Como forma de reverter a situação, a saída tem sido cortar investimentos e interromper obras, principalmente as voltadas para infraestrutura.

Após estimativas para solucionar o impasse, a área econômica avalia que, neste ano, os repasses da União para as unidades da Federação sofrerão uma queda de R$ 8,6 bilhões, valor esse considerado abaixo da previsão feita em agosto de 2009 – e base para os orçamentos elaborados por governadores e prefeitos.

Segundo a reportagem, embora o Tesouro Nacional não tenha comentado o problema dos Estados com a receita, o órgão apenas declara que em 2010, o repasse de recursos até outubro foi de R$ 38,7 bilhões, 7,1% superior ao do mesmo período em 2009.

(Fonte: Folha de S.P e Ceará Agora)


Nenhum comentário:

Postar um comentário