sábado, 26 de setembro de 2009

Missa do Vaqueiro completa 39 anos

Aconteceu, hoje, às 10h, na Estátua de São Francisco, neste Município, a realização da 39ª Missa dos Vaqueiros, como parte da programação da romaria em homenagem a São Francisco. A festa foi iniciada no último dia 24 e terminará no próximo 4 de outubro. A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do já falecido poeta popular Raimundo Marreiro, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, responsável por manter viva essa tradição entre cavaleiros de fé.
De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível "Rei do Baião", o compositor e cantor Luiz Gonzaga.
Este ano, a festa em homenagem ao maior símbolo vivo do sertão nordestino sai do Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, às 8h, percorre a Avenida São Francisco, a Rua Joaquim Magalhães, Praça da Basílica, Aristides Rabelo, Rua José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto e a Estátua de São Francisco. O percurso total será de cinco quilômetros, todo coordenado pela Associação dos Vaqueiros de Canindé.

Participantes

A 39ª edição da Missa dos Vaqueiros terá a participação do pároco, frei João Amilton dos Santos, e dos freis Jurandir e Jean de Sousa. "Estamos realizando mais uma edição da maior romaria a cavalo do Nordeste. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina quando estamos na luta diária entre cavalo e gado´´, diz Dina Martins, integrante da Associação dos Vaqueiros de Canindé.
Ela lembra com orgulho que Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para o Dia do Vaqueiro. E isso fortalece a tradição do evento realizado todos os anos. "Nossa categoria comemora a data no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei municipal 2.051, de 29 de abril de 2008´´, afirma Dina.
Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores contam com apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas, da Polícia Militar, Guarda Municipal e da Rede Paz e Bem, conjunto de emissoras que participa da divulgação das informações sobre a festa.
(Fonte: Diário do Nordeste On Line - Foto Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário