segunda-feira, 7 de junho de 2010

Destaque - Assinada ordem de serviço para urbanização

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, o pároco e reitor do Santuário de São Francisco, frei João Amilton dos Santos, o engenheiro civil e sócio da Empresa EPB Projetos Construção e Serviços, Alexandre Lima, e o secretário de Infraestrutura, João Bosco Martins, assinaram ordem de serviço para a conclusão da urbanização da estátua de São Francisco. Localizada no Alto do Moinho, no Bairro da Palestina, a estátua é considerada a maior do mundo, medindo 30,25 metros. A estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 30 metros e a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, tem 25 metros.

A obra irá custar aos cofres públicos R$ 2.285.000,00 e terá prazo de entrega de 120 dias. De acordo com Alexandre Lima, serão cortados 50 mil metros cúbicos de terra, utilizados 20 mil quilos de ferro, 10 mil metros de pedra portuguesa, pedra tosca e mosaico numa área de 40 mil metros quadrados.

Toda a mão-de-obra será aproveitada da cidade e apenas algumas atribuições especiais virão de fora. "Ainda esta semana iremos enviar para o canteiro de obras máquinas, tratores, engenheiros residentes e técnicos, porque nossa intenção é cumprir, dentro do prazo, o cronograma dos serviços", disse Alexandre Lima. A previsão é de que sejam gerados inicialmente 100 empregos diretos.

Estrutura

Ao explicar o projeto, o secretário de Infraestrutura de Canindé anunciou que serão construídos estacionamentos para 200 ônibus, 100 micro-ônibus e 322 automóveis, além de 60 lojas, postos de enfermagem e policial, campanário para realização de missas, restaurantes, anfiteatro, banheiros, vias de acesso, entre outros benefícios.

Dentro do novo projeto, os engenheiros tiveram a preocupação de preservar o verde. Assim, em todo entorno do monumento, haverá um bosque para uma melhor acomodação dos romeiros, visitantes e amantes da natureza. "Vamos colocar um engenheiro da Prefeitura para acompanhar todo o processo para que tudo seja concluído dentro do prazo previsto", salientou João Bosco Martins.

O frei João Amilton dos Santos, ao falar do mais novo empreendimento religioso, disse estar feliz com a conclusão da estátua, já que é um lugar muito importante para os romeiros. "Estamos confiantes nesse projeto, porque entendemos ser a grande redenção para estruturar toda a área da estátua, onde todos os sábados a Igreja Católica celebra uma missa há exatos três anos. Com todo esse acabamento, vamos conservar mais um patrimônio importante que vem fortalecer o turismo religioso de Canindé", disse o frade franciscano.

Por sua vez, o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, também ressaltou a satisfação de poder concluir as obras no entorno da estátua, oferecendo mais conforto para os romeiros e visitantes do local.

"Quis o destino que eu, como prefeito de Canindé, possa dar um toque especial para um maior conforto aos visitantes. Vamos liberar o dinheiro de acordo com o andamento da obra. A Caixa Econômica Federal só libera após a vistoria das etapas dos trabalhos. Eu mesmo serei o primeiro a acompanhar os serviços. Quero tudo dentro dos melhores padrões para poder servir ao povo de Canindé e aos romeiros. Todos os acabamentos terão de ser à altura da estátua", avisou o prefeito.

Cláudio Pessoa falou também que a Igreja Católica, grande parceira do projeto, terá total aval para acompanhar de perto todo processo. "Essa obra terá 90% de seu valor em urbanização. A questão agora é começar a fazer do turismo religioso um forte aliado à nossa economia, porque a cidade vive disso. A urbanização e arborização de uma das peças mais bonitas do Ceará é um compromisso que nós temos com a igreja e com São Francisco. Hoje é uma data histórica para o Município. Vamos trabalhar para construirmos um novo Canindé".

Histórico

Participaram da assinatura da ordem de serviço vereadores, secretários, estudantes, professores, funcionários públicos e integrantes de movimentos sociais. A estátua de São Francisco teve investimento de R$ 2,2 milhões. Inaugurado oficialmente em outubro de 2005, o monumento foi construído com 18 toneladas de ferro e 3.500 sacos de cimento. Possui uma escada que leva a um mirante com capacidade de 15 pessoas.

Altura

30,2 Metros é a altura da estátua de São Francisco, em Canindé. A estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro mede 30 metros e a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro, tem 25 metros.


(Fonte: Diário do Nordeste - Foto: Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário