quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Incêndio causado por retirada de abelha em Canindé completa 30 dias


O Ministério do Meio Ambiente decretou estado de emergência no Ceará e em mais 13 estados.

O Ceará está em estado de alerta com a quantidade de queimadas espalhadas no interior. A situação mais crítica é registrada no município de Canindé, na Região Norte, onde um incêndio na caatinga completou hoje 30 dias e continua se alastrando na mata local.

A situação preocupante foi denunciada, nesta quarta-feira (8), durante o programa Jornal Alerta Geral da Rede Ceará Sat, pelo coordenador estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, Kurtis François Teixeira. Ele afirmou que o órgão combate cotidianamente os focos e buscar fazer um trabalho de conscientização com agricultores para evitar a prática criminosa.

“O estado do Ceará entra, a partir do mês de setembro, no ponto crítico de incêndio florestal. Começam as queimadas, o agricultor geralmente tende a fazer as queimadas, antecedendo o período das chuvas, mas o ponto crítico começa em novembro. (...) A caatinga, esse ano, está praticamente seca, e um fogo irresponsável por vir a causar um incêndio florestal”, disse François.

Desde o dia 8 de agosto, um incêndio vem consumindo “serrotes” do município de Canindé. “Nós não temos ainda previsão de que esse incêndio vai acabar, e ele acabou exatamente na retirada de abelha. Ou seja, uma maneira rudimentar de tirar abelha, com fogo, irresponsavelmente, e consumindo grandes serrotes em Canindé”, comentou.

(Fonte e fotos: Ceará Agora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário