segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Jovens alunas participam de bateria para o 7 de Setembro


O desfile cívico de Canindé contará com uma atração especial, apresentada por alunas da rede pública

A Escola Senador Carlos Jereissati tem uma bateria formada somente com alunas, a maioria na faixa etária entre 13 e 16 anos. Quando o relógio marca 16h, começa a movimentação. As estudantes integram a única bateria escolar genuinamente feminina do Ceará. A alegria é geral. Todas têm um só objetivo: fazer uma grande apresentação amanhã, no 7 de Setembro, quando acontecerá o desfile cívico da cidade.

José de Arimatéia Santos Medeiros, responsável pela formação da bateria escolar em 2005, diz que foi uma ideia conjunta dos organizadores da Semana da Pátria e da direção da Escola. "No início, a bateria era formada por homens e mulheres, mas com o passar do tempo, o número de mulheres aumentou e foi preciso formar uma bateria feminina. Hoje é orgulho para a direção da unidade educacional do Município´´, afirma ele.

As meninas atrai a atenção até mesmo nos ensaios. No corredor onde acontecem os preparativos para a festa de amanhã, uma grande multidão de curiosos vem ao local por dois motivos: conhecer de perto o talento das garotas e apreciar a beleza feminina delas.

Quando passar em frente ao palanque das autoridades, na Rua Joaquim Magalhães, as alunas mostrarão diversas coreografias que encantarão e emocionarão os presentes. Maria Luiza Teixeira de Sousa, 14 anos, participa há dois anos da bateria escolar tocando tarol, um instrumento delicado e que necessita de muita concentração. Segundo ela, no início dos ensaior sentiu um pouco de dificuldade, mas depois passou a sentir-se bem à vontade.

Quem também adora o que faz é Maria Raissa Silva Cruz, de 13 anos. Há dois anos ela participa do grupo e se sente orgulhosa. "É cansativo, mas vale à pena". Os ensaios duram 1h30min em média. Cada uma das jovens tem uma história para contar. Uma das mais velhas do grupo, Luciana Marinho da Silva, de 24 anos, diz que está na turma há exatos sete anos. "Comecei no meio dos homens e sempre fiz a minha parte.

Agora, junto com as minhas amigas, continuo dando tudo de mim para o melhor de nossa bateria´´, comemora.

O secretário de Educação de Canindé, Linderval de Moura, não esconde a sua alegria em ver o projeto da Escola Municipal despontando para o Estado. "Quem disse que lugar de mulher é na cozinha? Pensar assim é coisa do passado. Elas ocupam seu espaço e estão em todos os setores da sociedade. Na política, no comércio, na religião, na escola, na música, no dia-a-dia das cidades sempre dando sua contribuição para o crescimento do país´´, avalia ele.

Em relação à bateria formada por mulheres ele diz: "É um fato inédito criado pelo Município de Canindé e que deve ganhar outras dimensões. Estamos apoiando todas as ações voltadas para a educação´´, garantiu.

O prefeito da cidade, Cláudio Pessoa, também destaca o papel relevante da mulher no atual contexto. "Vejo essa ideia como inovadora. Estamos prontos para apoiar outras iniciativas deste nível, porque vejo na educação, a formação de grandes profissionais. Hoje essas alunas se apresentam na bateria escolar para as autoridades de Canindé, amanhã poderão levar o nome do Município para outros centros´´, salientou o prefeito.

Otimismo

"Passei um tempo tocando com os homens. Agora estou com as amigas, prontas para o desfile"
Natália Rosa Coelho
Estudante

(Fonte: Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário