quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Romeiros percorrem 5 cidades

Fiéis de São Francisco das Chagas caminham 120km de Fortaleza a Canindé para cumprir antiga devoção

Com a resistência física sendo alimentada pela fé em São Francisco, cerca de 170 devotos da Romaria Dom Joaquim chegaram na madrugada de ontem ao Santuário de São Francisco, neste Município. Eles saíram da Capital na última sexta-feira, às 21h, da Rua Dom Joaquim, 275, rumo a "meca nordestina".

De acordo com a dona-de-casa Raimunda Gomes Braga, de 85 anos, organizadora da tradicional Romaria Dom Joaquim, este ano a caminhada chega aos 53 anos. Ela diz que a sua idade não é empecilho para quem tem fé. A coordenadora lembra que o grupo de peregrinos começa a planejar e preparar a romaria com quatro meses de antecedência. "É sacrifício mesmo. A gente se cansa, mas a fé é maior", resume dona Raimundinha, como é carinhosamente chamada pelos demais participantes.

Ao longo do percurso os peregrinos passaram por cinco cidades: Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Caridade e Canindé, e por nove distritos ou localidades: Tabatinga, Urucará, Gereraú, Ladeira Grande, Columinjuba, Amanaria, Itapebussu, Lagoa do Juvenal e também Campos Belos.

A romaria leva esse nome porque sai da Rua Dom Joaquim há 53 anos. Dona Raimunda diz ter a mesma energia de anos anteriores para a longa caminhada, apesar das restrições e cuidados impostos por sua família.

"Quem começou tudo isso, foi meu marido, mas ele faleceu. Desde então, tomei a frente de tudo e cada ano aumenta a quantidade de pessoas que fazem a caminhada. Para participar, não fazemos nenhuma exigência, vai quem quer. Organizo tudo de coração", conta.

Um dos ensinamentos de quem já conhece bem o chão que separa Canindé de Fortaleza é sobre o desconforto. "Quem não souber o que é desconforto, que olhe no dicionário", diz dona Raimunda. Segundo ela, apesar do cansaço, das dificuldades, da privação e das feridas nos pés, são poucas as pessoas que desistem. "O cardápio é sempre arroz com feijão ou feijão com arroz", brinca.

Para o professor de matemática, Francisco Arruda Bastos, a viagem é uma reflexão de vida e não só um ato de fé. "Não se trata de uma religiosidade intensa, mas valorizar o lado espiritual. É uma experiência muito rica e são muitos os aprendizados nos quatro dias de viagem".

Em Canindé, os devotos da Dom Joaquim foram recepcionados pelo assessor de Romarias da Paróquia, Germano Silva, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade, Plínio Gomes, e abençoados pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos. A Prefeitura, na pessoa de seu titular, Cláudio Pessoa, colocou todos os prédios públicos para abrigar os romeiros que chegam de forma organizada na cidade. "Vamos ajudar a paróquia sempre dentro de nossas possibilidades", disse.

A Romaria de Canindé entra hoje no seu sexto dia. O tema da novena de hoje é: "São Francisco, espelho da solidariedade para com os animais".

O pregador da noite será dom José Luis, bispo auxiliar de Fortaleza. Alagoas será o Estado homenageado. Ontem, a Igreja prestou homenagem aos comunicadores em uma missa campal na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Todas as noites acontecem as procissões com painel de São Francisco. Em seguida, a novena na Praça dos Romeiros.

Antônio Carlos Alves
Colaborador

Enquete
Por que o Sr.(a) participa da peregrinação?

"Em Canindé, fico em paz com Deus e o mundo. São Francisco é o pai de todos. Nossa romaria é feita em homenagem ao santo"
Raimunda Gomes Braga
Coordenadora da romaria

"Há 53 anos viajo para Canindé nessa romaria. É um momento de conversão com Deus e São Francisco. Canindé é a nossa casa"
Edmar Amorim
Comerciante e romeiro

"É a primeira vez que participo. É um momento de muita fé e reflexão. A partir de agora não perco mais nenhuma viagem"
Danilo Nobre Pinheiro
Estudante

MAIS INFORMAÇÕES
Romaria Dom Joaquim
Coordenadora Raimunda Gomes Braga
Rua Dom Joaquim, nº 275
Centro - Fortaleza (CE)

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário