quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Carretas trazem romeiros do Maranhão a Canindé

Chega na madrugada de amanhã um comboio de 19 carretas procedente da cidade de Codó (MA), com 2.200 pessoas que vêm conhecer o santuário de São Francisco das Chagas de Canindé. Os devotos chegam para pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro da cidade, iniciada no dia 7 e que termina no próximo dia 17 de outubro.

Os romeiros do Maranhão serão recebidos pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, pelo prefeito da cidade, Cláudio Pessoa, que entregará a chave da cidade ao empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes; e pelo assessor das Romarias, Germano Silva. A recepção acontece às 6h, no Distrito de Caiçara, a 18 quilômetros da sede do Município.

Após o ritual religioso, os 19 veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico que leva o cantor e compositor Manoel Messias. Ele interpreta vários hinos gravados em louvor a São Francisco. O motopatrulhamento da Polícia Rodoviária Estadual e da Guarda Municipal garantem a segurança. Ao chegar ao Santuário, o comboio segue para o Centro de Apoio Integrado à Criança e ao Adolescente (Caic), que foi cedido gratuitamente pela Prefeitura.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, o prefeito Cláudio Pessoa autorizou que todos os prédios públicos do Município fossem colocados à disposição da romaria. Para evitar que os romeiros sofram com assaltos, a Polícia Militar, através do comandante do 4º Batalhão, tentente-coronel Luciano Domingos, irá colocar policiais de plantão no Caic, bem como a cavalaria, que fará rondas diárias em toda área.

A Festa de São Francisco entra no seu sétimo dia de novenários. Hoje o tema da celebração é: "São Francisco espelho da solidariedade e exemplo de missionário". O pregador da noite será o ministro provincial, frei Marconi Lins, da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, com sede em Recife. O Estado homenageado será o Rio Grande do Norte.

A missa dedicatória de hoje à tarde será em homenagem aos camponeses - com a participação dos integrantes do Movimento Sem Terra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

A cidade está tomada de romeiros. A procissão com o painel de São Francisco começa às 18h percorrendo a Rua Gervásio Martins e o calçadão do romeiro até a Praça, onde são celebradas as novenas com a animação de Frei Jonaldo, presididas por frei João Amilton dos Santos. Um dos pontos altos da romaria é o esquema de segurança montado pelas Polícias Rodoviária Federal, Estadual, Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e Serviço Reservado.

Devoção

19 carretas vindas da cidade de Codó (MA) participam da Romaria de Canindé, transportando cerca de 2.200 pessoas. Todos os anos, os maranhenses cumprem a tradição

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário