quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tudo pronto para a festa de São Francisco

A abertura acontece na madrugada desta quinta. Estão programados batizados, confissões, missas e procissões

"No dia de São Francisco/ é tão grande a multidão/ Canindé fica pequenino/ Canindé é oração/ vai passando a romaria/ segue a procissão". O trecho da música "Miscigenação", do compositor Jota Batista de Canindé, retrata muito bem o amor que o povo nordestino deposita em São Francisco, padroeiro desta cidade que atrai grande número de peregrinos este mês.

Ontem, o Município comemorou o dia de seu santo maior com muita festa e orações. Localizada a 126 quilômetros da Capital cearense, Canindé exemplifica, como poucas cidades do Brasil, a persistência de Francisco de Assis na memória dos mais humildes como um exemplo para o povo.

A devoção ao patrono da ecologia, da paz e dos pobres começou em 1758. Ontem, a cidade ficou tomada de romeiros e até de candidatos, que vieram agradecer a vitória do pleito no primeiro turno. A Basílica de São Francisco, que passa pelos últimos retoques e detalhes para a abertura oficial, recebeu visitas de políticos, cabos eleitorais e eleitores que exibiam a foto dos seus candidatos no peito.

Movimentação

Canindé já vive o clima de festa e devoção. Mesmo com a mudança da data por conta das eleições, os dois abrigos mantidos pela paróquia continuam lotados. Na Basílica de São Francisco, que passou por uma ampla reforma, a movimentação é intensa. Quem chega elogia a infraestrutura da paróquia.

"Aqui em Canindé os padres tem um respeito muito grande por nós, romeiros, sempre nos recebem com respeito e carinho", ressalta o fretante Francisco Flamarion de Sousa, que veio da cidade de Sousa, no Estado da Paraíba.

A 252ª Festa de São Francisco das Chagas de Canindé tem início na madrugada desta quinta-feira. As celebrações em homenagem ao padroeiro da cidade acontecem no maior santuário franciscano das Américas.

A missa de abertura das celebrações está marcada para as 5 horas da manhã. Antes da celebração, a partir das 4 horas, acontece o tradicional hasteamento das bandeiras no pátio da Praça da Basílica.

Durante toda a noite, romeiros de vários pontos do Município e os que vieram de longe caminham a pé para reverenciar o santo do milênio. O grupo responsável pelo acolhimento a liturgia da celebração será o coral "Vozes do Povo".

Para o pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos, é uma responsabilidade muito grande estar à frente da coordenação da festa e também de milhares de fiéis que vêm a Canindé pagar promessas e renovar a esperança por meio da crença no santo. "É muita responsabilidade estar conduzindo, assumindo e orientando uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados", disse o frei João Amilton.

De acordo com o frade, no Abrigo São Francisco foram construídos um conjunto de 36 banheiros que dispõem de chuveiros e sanitários, sendo que dois deles estão reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Além disso, uma cozinha comunitária está instalada com depósito de utensílios e de material de limpeza, além de outra para guardar carvão para os fogões comunitários. Foram instaladas caixas d´água para evitar a falta do precioso líquido nos festejos, além de aumentar a quantidade de fogões a carvão que poderão acomodar 60 panelas de uma só vez. "São 147 metros quadrados de área construidos, que proporcionarão mais conforto, higiene e bem estar para os romeiros", frisou o frei.

Programação

A festa de São Francisco das Chagas de Canindé, que começa na madrugada desta quinta-feira, terá 10 dias de novenas, procissões, confissões e louvor ao santo. As missas serão celebradas às 5h, 7h, 11h e 16h na Basílica de São Francisco. Na Igreja Das Dores, as celebrações acontecem às 6h e 15h. Por sua vez, na Igreja de São Pedro, as missas serão celebradas às 10h dos dias 9 a 13 de outubro

O fiéis poderão se confessar de 7 a 17 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 17h30 no Complexo São Damião, ao lado da Basílica de São Francisco. Todos os batizados acontecem no período da romaria das 10h às 15h no Complexo São Damião. Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

Dos dias 8 a 16 de outubro, sempre às 5h da manhã, na Avenida Francisco Cordeiro Campos, será promovida a via sacra. A festa será encerrada com celebração eucarística na Igreja do Cristo Rei no Monte.

Do dia 8 a 16 de outubro, às 18h na Praça dos Romeiros serão celebradas as novenas. Antes a procissão com o painel de São Francisco que este ano completa 120 anos de fundação e a imagem de São Francisco pelas principais ruas da cidade até a praça. A Missa de encerramento da festa acontece no dia 17 de outubro as 16h na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e em seguida a procissão.

Organização

"É muita responsabilidade conduzir uma festa de tantos romeiros. Mas nós estamos preparados"
Frei João Amilton dos Santos
Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas

MAIS INFORMAÇÕES
Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé
(85) 3343.0017; (85) 3343.0447; (85) 3343.0774

ANTÔNIO CARLOS ALVES
COLABORADOR

HISTÓRICO

São Francisco é exemplo de mudança e pobreza

Canindé. Giovanni di Pietro di Bernardone, que depois seria conhecido como Francisco, nasceu na cidade italiana de Assis, em 1182. Era filho do comerciante italiano Pietro di Bernadone dei Moriconi e sua esposa Pica Bourlemont, de ascendência francesa. Sua família pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos.

Na juventude era conhecido por sua vida mundana e pelo gosto pelas histórias cavalheirescas, o que o levou a se alistar em 1202. Contudo, em 1206, para espanto de todos, Francisco abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa.

Francisco entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores, mais conhecida como Ordem dos Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida também nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados.

O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.

Francisco oi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, pelo papa Gregório IX. Por seu apreço à natureza, São Francisco é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Em 1230, foi inaugurada uma nova basílica em Assis, que recebeu seu nome e hoje guarda as suas relíquias e abriga o seu túmulo definitivo. A basílica foi decorada no fim do século XIII por Giotto di Bondone com uma grande série de afrescos que retratam as várias fases da vida do santo dos pobres.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário