sábado, 9 de outubro de 2010

Missa do Vaqueiro renova a tradição

Aconteceu, hoje, 10 horas, na Igreja de São Pedro, em Canindé, a 40ª edição da tradicional Missa do Vaqueiro. O evento faz parte da programação da romaria em homenagem a São Francisco das Chagas. A festa foi iniciada na última quinta-feira e prossegue até o dia 17 de outubro.

Este ano, a festa em homenagem ao vaqueiro, maior símbolo vivo do sertão nordestino, saiu do Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier, às 8 horas. O cortejo percorreu a Avenida São Francisco, ruas Joaquim Magalhães, Romeu Martins, Joaquim Custodio, José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto até chegar na Igreja de São Pedro, totalizando um percurso de cinco quilômetros.

Histórico

A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira (hoje Mestra da Cultura do Ceará) Dina Maria Martins. A ideia é manter viva uma tradição entre vaqueiros e a fé.

De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro daquele ano, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a missa e a cavalgada da fé contaram com a presença do inesquecível "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, grande divulgador dos temas e tradições do sertão.

Os festejos são coordenados pela Associação dos Vaqueiros de Canindé, com o apoio da Cavalaria Montada da Policia Militar, Guarda Municipal e batedores da Polícia Militar. A quarta edição da Missa dos Vaqueiros terá a participação do pároco e reitor do santuário de São Francisco, frei João Amilton dos santos. Para Dina Martins, a missa é uma forma de render homenagens a um dos santos mais populares do Nordeste e valorizar a tradição do ofício de vaqueiro.

"Estamos realizando mais uma missa na maior romaria franciscana das Américas, e esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina, quando estamos na luta diária entre cavalo e gado", ressalta a integrante da Associação.

Homenagem

Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para celebrar a coragem e determinação do vaqueiro. "Nossa categoria comemora uma data especial, no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei Municipal 2.051, de 29 de abril de 2008", afirma a vaqueira Dina Martins.

Hoje, o Diário do Nordeste será homenageado pelos vaqueiros. É uma forma de reconhecimento ao trabalho de cobertura da Festa de São Francisco, feito pelo jornal todos os anos. A comenda será entregue após a celebração eucarística.

A romaria entra hoje no seu terceiro dia de celebração. Ontem, na primeira novena, o tema foi: "São Francisco espelho da solidariedade para com a pobreza", em que o Estado do Ceará foi homenageado. O pregador da novena foi dom José Hering, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte, e os responsáveis pela celebração foram membros da Pastoral da Educação, Escolas do Município, Estaduais e Particulares.

Hoje, no terceiro dia da festa, a novena será de responsabilidade da Pastoral Catequética e Pastoral do Batismo. A pregação será de padre Cláudio Kramer, de Piripiri no Piauí. O tema é: "São Francisco espelho da solidariedade para com as necessidades da Igreja". O Estado homenageado será o Piauí, de onde centenas de romeiros vêm para pagar promessas e renovar a devoção ao santo.

Quem passou ontem pela cidade foi o governador reeleito Cid Gomes, que veio cumprir sua devoção a São Francisco e visitar os amigos franciscanos. Ele assistiu à missa, participou das homenagens pelos 120 anos do painel do santo e depois foi recebido pelos freis João Amilton dos Santos e Jean de Sousa. Cid Gomes disse à reportagem que sua vinda a Canindé foi uma visita espiritual. "Vim pedir forças a São Francisco para continuar nessa luta para melhorar o Ceará", disse Cid Gomes, que foi reeleito para mais quatro anos de governo.

A devoção a São Francisco das Chagas de Canindé já acontece há 252 anos.

Participação

1500 vaqueiros de diversas regiões do Ceará devem seguir para Canindé a fim de participar da Missa do Vaqueiro, que ressalta a religiosidade popular e as tradições do sertão

MAIS INFORMAÇÕES

Santuário de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica
(85) 3343.0774
Canindé-CE

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário