quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fiéis já lotam Canindé

“Eu venho porque tenho vontade de vir. E enquanto eu tiver forças e puder andar, venho pra Canindé para saudar São Francisco”. A declaração é do aposentado Luis Rodrigues da Silva, 77, que mora em Bacabal (MA). Ele está hospedado no abrigo Santo Antônio um dos dois mantidos pela Paróquia de Canindé e que fica lotado na festa de São Francisco.

Não só romeiros do Maranhão, mas de outras localidades do Ceará e do Nordeste, começam a chegar para os 10 dias de festejos, com novenas, procissões, via-sacras, adorações e missas. A festa começa hoje e só acaba no dia 17. “A gente vem sempre para a abertura da festa que este ano mudou por causa das eleições. Foi bom porque participamos da novena na capela da cidade onde moramos”, disse Francisca das Chagas Rodrigues, 61, de Batalha (PI).

Do município, ontem chegou a Canindé um pau-de-arara conduzindo 90 romeiros. Muitos para pagar promessas como Miriam Rodrigues, 35, que viajou com dois dos três filhos. Vestida com uma roupa imitando a usada por Francisco de Assis ela disse se cura de depressão graças as orações que fez ao padroeiro. “É a primeira graça que eu alcanço”.

Os dois abrigos são gratuitos e os devotos têm à disposição quartos, grandes alpendres para armarem redes, banheiros, cozinha e estacionamentos. Na cidade, há ainda várias pousadas e hotéis. Muitos romeiros se abrigam também dentro da Basílica ou em torno do santuário.

(Fonte: O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário