quinta-feira, 29 de julho de 2010

Parabéns Canindé - 164 anos de emancipação política!


Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Na semana de 24 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes.

A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerada o maior santuário franciscano no continente americano.

A maioria dos fiéis demonstra sua fé e seus agradecimentos por meio de uma expressão típica da cultura religiosa nordestina, os ex-votos, objetos feitos geralmente em madeira, que representam o resultado positivo da promessa ou pedido atendido pelo santo.

Muitas celebrações a São Francisco acontecem no anfiteatro da Praça do Romeiro. A Praça conta ainda com museu, zoológico e parque ecológico. O visitante vai encontrar ainda artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, velas, medalhas e imagens.

A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, iniciado em Fortaleza, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.

História de Canindé

No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais.

O terreno onde a capela já estava sendo erguida era situado em terras não demarcadas, porém, teve posse reivindicada por três irmãos fazendeiros, tendo de ser interditada por ordem judicial. Além disso, a seca dos três sete, referente ao ano de 1777, também foi razão para a interrupção das obras até 1793.

Somente em 1796, a capela foi inaugurada, tendo como primeiro responsável o padre João José Vieira. Além disso, o Capitão Jerônimo Machado doou a imagem grande de São Francisco, que foi trazida de Portugal. Por essa época, já era venerada em Canindé a imagem primitiva, chamada "São Francisquinho", que ainda hoje é conduzida solenemente na tradicional procissão do dia 4 de outubro.

No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento. A tradição narra a ocorrência de episódios no mínimo curiosos, mas vistos como forma de encanto até os dias presentes. Devido à importância do culto à religião, no dia 30 de outubro de 1817, El Rei D. João VI elevou a antiga capela à categoria de igreja matriz, a qual o primeiro vigário, Padre Francisco de Paula Barros, tomou posse no ano seguinte.

3 comentários:

  1. Parabéns Canindé pelos seus 164 anos, e aproveitando o ensejo, gostaria de pedi-la desculpa em nome do povo de Canindé, pois escolhemos mal os seus representantes que lhe até hoje lhe causaram tristeza e desencanto, porém prometemos que apartir de então tomaremos mais cuidado com nossas escolhas futuras.

    ResponderExcluir
  2. CANINDÉ QUE A GENTE AMA/ANTES ERAS TÃO BONITA/CANINDÉ TÁ FRACASSADO E A CADA DIA PASSADO/VEMOS A TUA DESDITA.TEM CABOCLO ARREPENDIDO/POR NÃO TER ELE ESCOLHIDO/QUEM SOUBESSE GOVERNAR/MAS O TEMPO VAI PASSANDO/OUTRO PLEITO VEM CHEGANDO/DISSO VAMOS NOS LEMBRAR/NA URNA VAMOS DAR O TROCO/PRA SAIR DESSE SUFOCO/VAMOS SABER ESCOLHER/NÕ VOTAR EM HOMEM RICO/E A RAÇA DO MAL POLITICO/NÓS NÃO VAMOS ELEGER.PARABÉNS,CANINDÉ,SE CUIDA SENÃO TE AFUNDAM...

    ResponderExcluir
  3. Uma cidade tao grande como caninde e com tantos anos nao tem um prefeito que preste vergonha!!!

    ResponderExcluir