sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Motos além da romaria

Conhecida por suas romarias franciscanas, Canindé desponta como sede do Motocross Freestyle cearense

Na reportagem radical desta semana continuaremos nossa incursão pelo interior do Ceará desvendando os segredos daqueles que gostam de combinar poeira com adrenalina. Dessa vez, nossa equipe foi conferir os testes da primeira pista de Motocross Freestyle do Interior, recém construída em Canindé.

Cidade da fé

O município de Canindé é mais conhecido pela romaria dos devotos de São Francisco, seu santo padroeiro. Segundo as estatísticas, a peregrinação é a maior das Américas dedicada ao santo e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da cidade de Assis, na Itália, lugar onde o santo nasceu.

O que pouca gente sabe é que fé e motociclismo conservam uma estreita relação com esse município situado no Sertão Central cearense, desde que a primeira moto circulou pelo solo árido e de suas caatingas.

Muito antes de se imaginar a revolução que o desenvolvimento das motos iria causar nessa porção do Ceará, Canindé já dava sinais de vocação para as duas rodas. Tudo começou na década de 1950, quando o saudoso Frei Policarpo deixou de queixo caído os sertanejos daquela região acostumados a correr atrás do gado pelas capoeiras do sertão montados em seus cavalos, protagonizando a vaquejada da lida diária.

Nessa época, ele exibia, para o espanto dos mais antigos, a sua famosa motocicleta, trazida diretamente da Alemanha pelos frades. Era com aquele curioso meio de transporte que ele vencia as distâncias e as adversidades dos caminhos que separavam a igreja matriz das capelas mais distantes da paróquia de Canindé. O que para muitos poderia parecer um milagre, para Frei Policarpo era apenas uma maneira eficiente de conseguir manter-se perto de sua messe.

Missão

E nada conseguia impedir que esse missionário da fé chegasse onde seu rebanho estivesse: nem subidas, nem buracos, nem leitos secos de rios, etc. Frei Policarpo, montado em seu "cavalo de ferro", ao mesmo tempo em que cumpria sua missão (que como pudemos ver mais parecia uma cruzada), iniciava uma história que nem ele, nem o mais crédulo dos apaixonados por motocicletas poderiam sonhar, contribuindo de forma decisiva para transformar Canindé no berço do motociclismo.

Hoje, a cidade desponta como um dos principais polos do motociclismo brasileiro e não é pra menos. Desde os tempos de Frei Policarpo, o povo desse município demonstra uma paixão fora do comum pelas motos.

Entretanto, foi apenas a 11 anos que o município entrou para o mapa dos esportes radicais brasileiros com a inauguração da Pista de Motocross Régis Pit Bull. De lá pra cá, essa arena já foi palco de nada menos que 15 edições do Motofest/Cearad, o evento do motocross mais tradicional do Ceará, além de outras competições: quadriciclos, willie e paraquedismo.

Agora, Canindé acaba de entrar para outro nível do motociclismo mundial. Na última semana, Jessé Bianor, o maior entusiasta do motocross canindeense, finalizou a adaptação da pista Régis Pit Bull para receber eventos de Motocross Freestyle. Com o feito, a pista tornou-se a primeira do interior cearense nesta modalidade. Segundo ele, a rampa de decolagem foi herança do Nigth of the Jump. Só precisou conseguir o trator para construir a recepção e dar uma reformada no resto da pista, que estava um pouco desgastada devido à realização do Motofest/Cearad.

PISTA RÉGIS PIT BULL
Estrutura de ponta impressiona

Nível técnico da pista equipara-se às melhores arenas do Motocross Freestyle de vários estados brasileiros

O Diário do Nordeste foi conferir a sessão de testes protagonizada pelo único atleta de Motocross Freestyle do Ceará, Cláudio Rocha. Durante os treinos realizados na tarde do último dia 13 de agosto, a população local mostrou que a paixão pelas duas rodas é incondicional a boa parte dos habitantes daquele município. Vários motociclistas vieram conferir a nova atração da cidade e muitos que passavam pelo local paravam para observar as acrobacias mortais do Freestyler e Showman Claudio Rocha. Alguns de seus saltos chegavam a atingir 20m de altura e 19m de distância, números impressionantes se imaginarmos que a única proteção que o atleta dispunha eram os equipamentos de segurança tais como capacete, colete, botas, além da própria habilidade.

Segundo Claudinho, o nível técnico da pista não deixa nada a desejar às melhores arenas já visitadas por ele em vários outros estados do Brasil. "A rampa de recepção é uma das melhores que já vi. O material utilizado é de excelente qualidade o que vai ajudar até mesmo na manutenção, sem falar que a escolha do local para a construção dessa pista de Freestyle não poderia ter sido mais adequado, já que a população de Canindé mantém um caso de amor com o esporte e o Jessé irá cuidar de tudo como quem protege o quintal de sua casa. Espero que a partir de agora outros atletas se interessem pela modalidade", declarou piloto cearense.

Com a adaptação da pista de Motocross Régis Pit Bull para a modalidade Freestyle, Canindé amplia seu espectro de modalidades dentro desse esporte e inaugura uma nova fase para o interior do estado, que se consolida como uma parada obrigatória para os amantes dos esportes de ação no Sertão Central do Ceará.

A partir de agora, Canindé tem mais um motivo que concede ao município o status de capital Nordestina do Motociclismo. Se antes esse título vinha apenas da tradicional e maior "motorromaria" do mundo, agora, com a construção da primeira pista de Motocross Freestyle do interior nordestino, a cidade entra definitivamente no mapa dos esportes radicais do Brasil e em muito breve, do mundo.

Os maiores astros do Motocross Brasileiro já desfilaram suas máquinas pela pista canindeense, Régis Pit Bull. Atletas do nível de Gilmar Flores (o Joaninha), Marcos Fabrício (Dracena, In Memorian), Júlio César (Anjo Louro), Túi da Paraíba, Octávio Mello (Tatá) atual Campeão Brasileiro na modalidade Salto em Altura e muitos outros atletas já testaram e aprovaram a estrutura.

PIONEIRISMO
História escrita com saltos e muita poeira

A história de Jessé Bianor, o principal entusiasta do motociclismo cearense começa em 1995 quando funda uma empresa de mototáxi, sendo um dos pioneiros da atividade em Canindé. Foi quando começou a paixão pelas duas rodas. Em 1997 comprou sua primeira Moto Cross, uma Agralle 27.5 Explore. Em 1998 foi participar da sua primeira competição na cidade de Quixadá. Chegando lá, tomado por um mix de fascínio e medo, acabou não competindo preferindo se concentrar nos meandros da organização do evento. Nesse mesmo dia conheceu Júlio Cesar Pinheiro, organizador da prova, que passou para ele várias dicas de sua experiência nesse tipo de evento esportivo.

Em 16 de maio de 1999, Jessé organizaria a primeira competição de motocross em Canindé dando início a toda uma história de sucesso desse esporte no município cearense.

Nas 15 edições de eventos de motocross que organizou até hoje, Jessé relata que enfrentou inúmeras dificuldades, entretanto, as conquistas e o desenvolvimento do esporte no município superaram qualquer obstáculo que venham a enfrentar.

Jessé Bianor é um típico vencedor que não se contenta em fazer apenas um bom trabalho. Ele sempre quer fazer mais e melhor. E se hoje o município de Canindé é referência para o Motocross no Brasil, ninguém pode negar que ele seja o responsável direto nessa história.

Reconhecimento

Segundo ele próprio, o maior reconhecimento que tem atualmente, não é somente dos pilotos de todo o país, mas principalmente, do público que prestigia e aplaude os eventos que, em 11 anos de história, vêm transformando sua terra natal na Capital do Motocross Nordestino e avisa, já está tudo acertado com a Prefeitura de Canindé para a realização da última etapa do Motofest/Cearad 2010, para o mês dezembro. É só esperar para ver o maior show de motocross já produzido no Interior do Estado do Ceará.

Saiba mais
Tradição

A Motorromaria de Canindé leva todos os anos mais de 30 mil motociclistas ao município. Por isso, é considerada a maior do mundo. A motocicleta é hoje, o veículo mais popular do Brasil, sendo usada para diversos fins em nossa sociedade moderna e o Interior do Estado acompanha esta evolução

Mundial

O Nigth of the Jump é a última etapa do Circuito Mundial de Motocross Freestyle. Já aconteceu três vezes em Fortaleza e, em 2010, haverá a 4ª Edição

Diário do Nordeste

GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA

Um comentário:

  1. parabéns Jessé pela iniciativa precisamos sim de diversão ,lazer e esport para nossa cidade algo que atraia turistas e valorize canindé...gostaria de saber as datas do evento acontece anualmente na mesma data?

    ResponderExcluir