sexta-feira, 3 de julho de 2009

Abertura da Etapa Central das Olimpíadas Escolares aconteceu em Canindé

A abertura oficial das Olimpíadas Escolares 2009 aconteceu oficialmente ontem à noite na quadra do CSU em Canindé, várias cidades da região central do estado mandaram seus representantes para participarem da solenidade e das competições que também acontecem em Canindé.
Fernando Marques, coordenador de esportes da Secretaria do Esporte do Ceará declarou, com muito entusiasmo, aberto os jogos aqui na cidade. Cerca de 18 municípios estão sendo representados em Canindé: Acopiara, Banabuiú, Boa Viagem, Caridade, Cedro, Choró, Deputado Irapuam Pinheiro, General Sampaio, Iguatu, Itatira, Madalena, Milhã, Piquet Carneiro, Paramoti, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e por fim Canindé.
As Olimpíadas Escolares do Ceará, organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) com apoio das Federações Amadoristas, têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.
Anualmente, os ideais de inclusão social pelo esporte, de complementação da educação pedagógica nas escolas e de revelação de novos valores renovam-se com a realização das Olimpíadas Escolares do Ceará.
O evento no Estado é disputado em dez modalidades (masculino e feminino): handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, karatê, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
A competição envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará e divide-se em três fases: Municipal, Regional e Estadual.
Uma presença ilustre animou a abertura das Olimpíadas Escolares, Roberto Lopes, jogador de Vôlei de Praia, participou de duas Olimpiadas (1996 e 2002) e foi campeão brasileiro por várias vezes, marcou presença no evento aqui na cidade de Canindé.

As Olimpíadas Escolares são divididas em 3 fases:
FASE MUNICIPAL - Cada município realiza disputa entre as escolas para a indicação da representante municipal em cada uma das modalidades e em cada uma das categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos).
FASE REGIONAL - Municípios de cada região disputam entre si para a definição das escolas vencedoras (nas modalidades coletivas) e dos estudantes vencedores (nas modalidades individuais) que irão representar a região. Esta fase está dividido em nove etapas regionais: Cariri; Vale Jaguaribe; Litoral Leste; Inhamuns; Litoral Oeste; Centro; Norte; Ibiapaba e Fortaleza.
FASE ESTADUAL - É a grande final, realizada em Fortaleza, envolvendo os vencedores de cada região nas nove modalidades. Após quatro dias de disputa, são definidos os campeões do Estado que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas (MG) na categoria 12 a 14 anos e em João Pessoa (PB), 15 a 17 anos. A fase nacional é um projeto de parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário