sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SUS oferece nova vacina nos postos

Uma boa notícia para quem é atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir do próximo dia 8, estará disponível gratuitamente em todos os postos de saúde do Ceará a vacina anti-pneumocócica 10-valente, que protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, causador de doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e a pneumonia.

Somente no Estado, deverão ser imunizadas 232 mil crianças de dois meses a dois anos de idade. Os pais que tinham de pagar um alto preço pela vacina em clínicas particulares farão agora uma economia de R$ 1.500 por criança.

A primeira aplicação da vacina deve ser aos dois meses de idade. As próximas, aos quatro e seis meses. Um reforço deve ser dado quando a criança completar um ano e meio.

Ontem, um evento organizado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) deu início ao "Treinamento para o Estudo de Efetividade da Vacina Anti-pneumocócica 10-valente no Brasil", que terá como objetivo avaliar o impacto da vacina e verificar a efetividade na prevenção de doença invasiva. Dez estados brasileiros participam de uma investigação financiada pelo Ministério da Saúde. O Ceará é um deles.

De acordo com a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunização, Carmem Osterno, a disponibilização da vacina para a população que depende do SUS era um sonho antigo de todos os profissionais de saúde.

Já o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, destaca que "esta vacina é mais eficaz do que a vendida nas clínicas privadas do Estado, a chamada Vacina contra infecção pneu-mocócica 7-valente (Prevenar). A nossa é 10-valente, ou seja, tem maior proteção", disse o representante da Secretaria.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário