quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Basílica sem iluminação tradicional para a Festa


Você já imaginou a Basílica de São Francisco sem a 17 mil pequenas luzes, responsáveis por sua iluminação, em pleno período de Festa?

É o que poderá acontecer esse ano.

Recentemente a Basílica passou por uma mega reforma, ganhou telhado novo, pintura nova e além de outras grandes mudanças a igreja também ganhou nova iluminação. Só que até o momento as cerca de 17 mil lâmpadas de 15 w não estão sendo colocadas, coisa que não acontece a 84 anos quando foi colocada pela primeira vez a iluminação. Isso deixará o maior símbolo da religiosidade nordestina totalmente descaracterizado. Segundo informações a Paróquia de Canindé ainda está estudando a possibilidade de colocar a iluminação tradicional.

Origem: A iluminação da Basílica, na época da festa de São Francisco começou em 1926, apenas nas duas torres puxada pela potência de um motor a diesel. Em 1937 o eletricista Guilherme Guedes de Oliveira, juntamente com frei Miguel MENANDRO mandou fazer um letreiro luminoso automático com os dizeres: SÃO FRANCISCO ROGAI POR NÓS que não funcionou o esperado por conta da falta de energia. Em 1971, na Administração de Juarez Coutinho houve a modificação na iluminação da igreja, tendo nos dias de hoje um total de 17 mil lâmpadas que estão guardadas, esperando uma decisão da Igreja Católica, através dos coordenadores da romaria para voltarem ao seu local de antes.

E aí, já imaginou?

(Foto e informações: Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário