sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Saúde do homem - Campanha alerta para ida ao médico

Preocupada com a saúde do homem em Canindé, a médica do Programa Saúde da Família do Distrito de Iguaçu, Márcia Dalva, com o apoio da secretária Aline de Oliveira, desenvolve campanha voltada para conscientizar o sexo masculino às visitas médicas. Segundo ela, a realidade na zona rural é preocupante.

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. O motivo? Porque o homem não cuida da própria saúde. Essas advertências fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2009, pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. A nova política também enfatiza a necessidade de mudança de paradigmas no que se refere à percepção dos homens em relação ao cuidado com a própria saúde e de sua família.

Segundo a médica, essa campanha visa alertar o homem sobre a necessidade da prevenção. "Se esperar os sintomas aparecerem, independente da doença, a chance de cura estará muito reduzida, por isso é tão importante se prevenir".

"O grande problema é que cuidar da saúde tornou-se uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista, os homens são criados sem esse hábito", diz a médica. As doenças que mais afetam o sexo masculino são câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial elevada e doenças do coração. Todos esses males são ocasionados ou agravados pelo consumo excessivo de bebida alcoólica e cigarro.

Prevenção

"Por não irem ao médico, muitos homens sofrem males que poderiam ser evitados"
Márcia Dalva
Médica do Programa de Saúde da Família

"Para falara a verdade, eu tenho preconceito de procurar um médico"
ANTÔNIO NAPOLEÃO DE SOUSA
Agricultor

(Fonte: Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário