terça-feira, 14 de setembro de 2010

Construção da UPA 24H de Canindé poderá começar no fim deste mês

Estão em fase final de conclusão as obras de duas Unidades de Pronto Atendimento - UPAs 24 horas, que a Secretaria da Saúde do Estado está construindo em parceria com o Ministério da Saúde. Iniciada há apenas 54 dias, com a ordem de serviço assinada no dia 22 de julho, a estrutura da UPA 24 horas da Regional VI, em Fortaleza, já fica pronta nesta semana. Nos próximos dias também serão concluídas as obras da UPA 24 horas de Maranguape. Após a conclusão das obras, a Sesa passa a equipar as novas unidades para o início dos atendimentos. No Ceará, serão instaladas 32 UPAs 24 horas. Além da Regional VI e Maranguape, foram assinadas ordens de serviços de outras seis UPAs, sendo mais duas na capital (Regional II e V), Pentecoste, São Benedito, Crateús e Pecém. Até o final deste mês começam as obras de mais seis unidades (Regional III, em Fortaleza, Eusébio, Aracoiaba Horizonte, Canindé e Caucaia.)

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nas UPAs, a população pode resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24 horas. Com funcionamento integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as UPA 24 horas contribuirão para reduzir as filas dos hospitais.

(Fonte: Secretaria Estadual de Saúde)

2 comentários:

  1. Acreditem, com tantos investimentos do Poder Executivo Estadual em nosso município e a Administração Municipal ainda é oposição... É BRINCADEIRA!!!

    ResponderExcluir
  2. rebecca h.a.a quando agente nao sabe o que diz fica caladaaaaaaaaaaaaaaa oh fofinha vai estuda politica quem sabe tu aprende.

    ResponderExcluir