segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Colégio Menino Jesus busca incentivar educação no trânsito

Diante do número de acidentes envolvendo carros e motos, ideia é promover novos hábitos desde a infância

Preocupados com o índice de violência no trânsito neste Município, alunos do Colégio Menino Jesus no desenvolvem uma campanha com o objetivo de conscientizar os usuários de veículos da região. Campanhas como esta tem sido um desafio para a escola desde 2000, quando foi iniciado o trabalho. A possibilidade de garantir uma aprendizagem transformadora de hábitos errôneos para atitudes salutares da vida é o diferencial do projeto que leva o nome "Trânsito Consciente se Faz com a Gente".

Por conta disso, o Colégio desenvolve uma campanha de até o próximo sábado, durante a realização da Semana Nacional do Trânsito. Alunos, professores, pais, amigos e autoridades do Município estão participando da campanha para conscientizar sobre o direito à vida. Prova disso é que o Juiz de Direito Antonio Josimar Almeida Alves dará palestra, hoje, às 19 horas, nas dependências do Colégio Menino Jesus, falando sobre a importância de se manter um trânsito livre e saudável.

"É preciso educar levando em conta os aspectos envolvidos, pois ao educar de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade escolar contribuem de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria da vida", salienta Joane Laurênio de Oliveira, diretora do Colégio Menino Jesus. Para ela, mudar mentalidades e combater atos que possam prejudicar a si e aos outros são finalidades que envolvem lidar com valores como conhecimento e respeito mútuo.

O grande desafio proposto nesta campanha de boa educação no trânsito é estabelecer conexões entre o que se aprende na escola e o uso que se faz no seu cotidiano, preservando mais vidas e agindo corretamente. A campanha está nas ruas há 12 anos, numa forma de contribuir decisivamente na educação do trânsito e atuando de forma interdisciplinar.

Para que uma campanha dessa natureza tenha sucesso é preciso a colaboração de diversas instituições. De acordo com a diretora Joane Laurênio, foram firmadas parcerias com a Policia Rodoviária Federal, Paróquia de São Francisco das Chagas, Hospital Regional de Canindé, RR Viagens e Turismo, Clánica Dra. Marina Laurênio e emissoras de rádio locais.

Segundo pesquisa feita pela direção do Colégio junto ao Hospital Regional São Francisco, de 1º de janeiro a 31 de agosto de 2010, foram atendidos na unidade 1.300 pessoas vitimas de acidentes de trânsito, sendo que 1.060 deles tinha envolvimento com condutores de motocicleta, tornando-se um dado muito preocupante para autoridades da região.

Faixas foram espalhadas pelas ruas Joaquim Magalhães, Praça Dr. Aramis, Joaquim Custodio, Alto do Moinho, Euclides Barroso e Avenida Francisco Cordeiro Campos. "A escola deve instigar comportamentos éticos, tolerantes, solidários e o entendimento de que nossos direitos são limitados pelos direitos dos outros. O projeto em defesa do Trânsito trata-se de um dos temas mais transversais e que precisa ser repensado".

Estatística

1.300 é o número de vítimas de acidentes de trânsito encaminhadas ao Hospital Regional São Francisco, em Canindé, de 1º de janeiro a 31 de agosto. A maior parte envolve motociclistas

(Fonte: Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves)

Um comentário:

  1. Participei dessa palestra e cahei muito importante essa iniciativa, se mais colégios fizessem, ajudaria bastante mudar a cabeça de várias pessoas que por um deslize acabam sendo imprudentes! O colégio Menino Jesus como sempre está de PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir