terça-feira, 21 de setembro de 2010

Moto Romaria ainda é destaque

Muita gente de carro, ônibus e pau-de-arara também visitou a cidade ontem. Houve sorteio de moto zero quilômetro

Fé e confraternização sobre duas rodas. Por esses dois motivos, motoqueiros do Ceará realizaram, ontem, a 24ª Motorromaria a Canindé, onde está localizado o maior santuário franciscano das Américas. Cerca de 55 mil motoqueiros invadiram a cidade. Eles deixaram a Capital por volta das 8h e seguiram pela BR-020 com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e de guardas municipais.

O percurso foi tranquilo, apesar de alguns acidentes com feridos. Inclusive, essas pessoas foram atendidas ainda na estrada e levadas para o Hospital Regional São Francisco.

Em Canindé, os motociclistas foram recebidos pelo pároco e reitor do santuário, frei João Amilton dos Santos. Lá, receberam a bênção das motos e dos capacetes. Em seguida, a chave da cidade, das mãos do prefeito, Cláudio Pessoa.

Comboio

A movimentação no centro comercial foi intensa. Foram mais de três horas para que os participantes pudessem chegar à Praça dos Romeiros. O comboio que se formou ao longo do percurso, segundo organizadores, ultrapassou os seis quilômetros de extensão.

"É uma grande festa. Graças a Deus estamos, a cada ano, conseguindo juntar mais fiéis do santo. Canindé tornou-se a capital nacional do motoqueiro. São 120 mil pessoas que chegam em um só dia para reverenciar o padroeiro dos pobres", ressaltou Edson Maia, organizador da festa.

Para o prefeito de Canindé, é sempre motivo de orgulho receber os romeiros de São Francisco. "Estou muito feliz com tudo isso, porque quem chega leva o nome da cidade para além das fronteiras", frisou. De acordo com o secretário de Turismo, Plínio Gomes, "a cidade ficou completamente tomada. Bares, restaurantes, lanchonetes, pequenos comércios ficaram lotados. Não tinham espaço para mais ninguém".

Após as obrigações religiosas, os motoqueiros se dividiram e participaram de várias confraternizações em clubes espalhados pela cidade. Houve sorteio de uma moto zero quilômetro. Além da motorromaria, romeiros chegaram à cidade de ônibus, pau-de-arara e carros de passeio. A previsão do coordenador de Romarias da Paróquia de São Francisco das Chagas, Germano Silva, é de que 160 mil pessoas tenham visitado a cidade ontem, o dobro da população de Canindé.

(Fonte: Diário do Nordeste)

2 comentários:

  1. É REALMENTE UMA PENA QUE A CIDADE DE CANINDE NÃO ESTEJA PREPARADA PARA RECEBER UM GRANDE NUMERO DE FIEIS, MAS COMO O QUE VALE MESMO É A FÉ, PARTICIPEI A ADOREI...MÁRCIO SOARES.

    ResponderExcluir
  2. QUE SIRVA DE EXEMPLO PARA ESTES POLITICOS SAFADOS DESTA CIDADE MARAVILHOSA QUE NAO DAO VALOR A CANINDE SO SABEM E BRIGAR E ROUABR O POVO E AI ESTA 55 MIL MOTOS OU 120 MIL PESSOAS QUE SABEM DA VALOR A TERRINHA VAO EMBORA BANDO DE SAFADOS

    ResponderExcluir