segunda-feira, 14 de junho de 2010

Itatira - Paranormalidade divide opiniões

Itatira. Os fenômenos que ocorrendo com um grupo de jovens, com idades entre 12 e 16 anos, estudantes do turno da noite na Escola de Ensino Fundamental Eduardo Barbosa, no distrito de Cachoeira BR, em Itatira, causam uma série de confrontos entre autoridades dos mais diversos segmentos da sociedade. Médicos, parapsicólogos, padres, psicólogos, evangélicos, professores, pais de alunos, políticos e policiais da região divergem quanto às opiniões.

A igreja católica prefere aguardar outros acontecimentos para emitir sua opinião. Padre Guilherme Afonso, da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Lagoa do Mato, diz que "a Igreja é muito prudente em torno deste caso. É preciso aprofundar para não dizer coisas sem nenhum sentido", avalia.

Já os evangélicos afirmam em trata-se de caso que eles julgam ser do "demônio". O pastor Glauber, de Canindé, reforça esta ideia. No caso da parapsicologia, por intermédio de Elio Correia Lopes, entende ser uma Histeria Coletiva, o psíco de nível inconsciente. Na área médica, não há explicações para este fato. O médico Pedro Thiago, que atendeu as alunas na última sexta-feira, no Hospital Regional São Francisco, não quis conceder entrevista.

Enquanto os fatos não são esclarecidos, pais de alunos, políticos e professores se unem em um só pensamento e rezam para que tudo que está ocorrendo possa voltar à normalidade.

Com exclusividade, o Diário do Nordeste entrevistou o diretor da Federação Espírita do Estado do Ceará (Feec), Sérgio Pontes. Em sua opinião, o diretor mostra dois exemplos citados na primeira matéria publicada no último dia 9 de junho, com meio de justificar o caso em Itatira com base no Espiritismo. O primeiro exemplo dado por Pontes está relacionado com a estudante Francisca Diana Lobo Loiola, de 18 anos. O diretor ressalta que o fato de a estudante mencionar sobre um nervosismo, tontura e suor frio, além da voz ficar enrolada e sentir uma força que penetra na mente da estudante é sinal de que "a mediunidade estaria claramente presente nas citações".

Da mesma forma que o diretor da Feec se apropria do discurso do pastor evangélico do distrito Lagoa do Mato, José Carlos, quando este menciona que pode existir uma força espiritual agindo na escola, uma vez que a unidade educacional teve três jovens que morreram em acidentes e o espírito deles estejam vagando, precisando de reza.

Segundo Sérgio Pontes, em ambas as declarações existe a ideia de uma inteligência extra-corpórea pedindo auxílio. "Mas levamos o caso para uma área neutra: a ação divina que aí aparece. Sabemos que nada se faz sem que Deus esteja no controle. Sua lei nos envolve e penetra, e nada acontece sem a sua permissão, inclusive os fatos que estão ocorrendo em Itatira", disse o diretor da Feec.

Pontes reforça se tais fatos estão acontecendo (com a devida permissão divina), eles ocorrem com algum objetivo, pois Deus não faria algo sem utilidade. "Não se pode duvidar da honestidade das crianças, pois elas não teriam como realizar tais eventos de maneira premeditada. E se está acontecendo de maneira espontânea, qual seria o objetivo de tudo isso?", reflete o espírita.

"Não nos arriscamos a dizer que os fatos em Itatira acontecem como manifestações do inconsciente coletivo ou de forças espirituais agindo sobre os jovens, uma vez que não temos uma maior profundidade dos fatos. Talvez em todos esses fatos, Deus esteja nos alertando sobre a necessidade urgente de mudanças. Não mudanças externas, mas internas, dentro de cada um de nós", frisa.

Além disso, Pontes cita o exemplo retirado do capítulo dois do livro Atos dos Apóstolos no Novo Testamento, quando "o apóstolo Pedro, o mesmo São Pedro Católica, relata uma situação parecida: homens simples entrando em transe".

Mesmo assim, Pontes alerta que os casos ocorridos em Itatira servem para chamar a atenção da sociedade para uma mudança interior. "Se atentarmos para o que vem acontecendo no nosso planeta (terremotos e tsunamis causando mortes e destruição coletivas, vulcões adormecidos expelindo fogo e fumaça), e juntarmos esses fatos ao que os Espíritos nos dizem sobre as mudanças morais que a humanidade deve promover para que a Terra seja um lugar melhor de se viver (o tão anunciado Reino de Deus), pode-se pensar que os fatos ocorridos em Itatira têm por objetivo alertar (mais uma vez) o homem para a realidade da vida espiritual, e a necessidade de regularmos as nossas relações dentro dessa realidade", reflete.

Diante dos constantes casos em Itatira, Pontes ressalta que irá acompanhar os fatos "com calma, sem a pretensão de afirmarmos que o que está acontecendo em Itatira é por esse ou aquele motivo´´.

Histórico

Segundo a ex-professora Maria de Fátima Beatriz, o que acontecendo em Itatira foi iniciado em meados de 1981, nas localidades de Mato Grosso e Cachoeira. "Eram fatos muito semelhantes que ocorriam com uma garota. Com o passar dos tempos, a garota mudou de religião, depois foi embora e ninguém nunca mais ouviu falar de nada", relata. Fátima conta que, na época, padres e até o Bispo de Quixadá vieram para saber o que realmente acontecia na comunidade. "O que a gente ficou sabendo que não era um fato normal, sem explicação até hoje".


(Fonte: Diário do Nordeste)

3 comentários:

  1. Finalmente ,alguém que se dedica sem medo aos estudos dos fenômenos espirituais,estão no caminho certo...

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu Tenho acompanhado as reportagens, e posso afirmar com toda certeza que isso não é nem um surto psicótico, essa suposta pessoa que aparece não não é ninguém se não um demônio perturbando este colégio.
    O que vocês precisam é chamar pessoas que tenham compromisso com Jesus, e professem sua fé, ou seja, evangélicos protestantes, para reunir essas pessoas quem estão sendo possuídas pelo demônio, e aí eles vão orar e expulsar essa potestade malígna, e tudo vai ficar bem.
    Não é doença nem problema psicológico, são simplesmente demônios.
    Só sai com oração e a intercessão do poder do nome Santo do Senhor e Salvador Jesus Cristo.
    Mas precisa de pastores evangélicos protestantes.
    Procure uma Igreja Assemmbléia de Deus ou parecida.
    Povo, demônio só sai se for em nome de Jesus.
    Que as Bênçãos do Senhor, Salvador e Libertador Jesus Cristo estejam com vocês.
    Procurem o povo de Cristo, o povo da Bíblia Sagrda e tudo se resolverá.

    silvaniamtospecial@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. psicotico ou não,demonios ou invensão Deus é a solução.

    ResponderExcluir