domingo, 13 de junho de 2010

Gripe A - 47 cidades não vacinaram crianças

O alerta do Ministério da Saúde por reforço na campanha contra a Gripe A no Ceará tem origem num dado preocupante. Segundo relatório elaborado pelo órgão, 47 dos nossos municípios não vacinaram uma criança sequer entre dois e cinco anos. O documento toma como base as informações repassadas por estados e municípios. Na lista, constam cidades como Caucaia, considerada o maior centro urbano depois de Fortaleza.

A Secretaria Estadual da Saúde, porém, diz que nenhuma localidade deixou de realizar a campanha de vacinação. “O que acontece é que o pessoal deixa pra enviar os relatórios depois”, argumenta a enfermeira e uma das coordenadoras da campanha, Ana Vilma Leite Braga.

Ela pondera que as doses enviadas pelo Ministério chegaram ao Estado em 2 de junho - um dia antes do fim da campanha. Isso poderia ter prejudicado o andamento dos trabalhos. “Mas vamos ligar para as microrregionais pedindo que todos alimentem o site”, adianta.

Em Caucaia, a Secretaria de Saúde diz que os 44 postos vacinaram 32% das crianças entre dois e menos de cinco anos anos - o que representa 5.608 doses aplicadas. Assegura também ter enviado os relatórios ao MS. “Não tem vacina faltando. O que pode ter havido foi um desencontro de informações”, pondera o mobilizador social da Prefeitura, Francisco Pires.

CIDADES

Conheça os 47 municípios cearenses que, segundo o Ministério da Saúde, ainda não vacinaram nenhuma criança entre dois e quatro anos contra a gripe A.

>Cascavel, Chorozinho, Caucaia, Paracuru, Acarape, Maracanaú, Pacatuba, Aratuba, Capistrano, Guaramiranga, Caridade, Paramoti, Trairi, Itaiçaba, Banabuiú, Ibaretama, Milhã, Quixadá, Quixeramobim, Solonópole, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Potiretama, Itaporanga, Monsenhor Tabosa, Poranga, Quiterianópoles, Tamboril, Milagres, Altaneira, Quixeré, Coreaú, Irauçuba, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Carnaubal, Ararendá, Crateús, Nova Olinda, Potengi, Tarrafas, Barbalha, Jardim e Missão Velha.

(Fonte: O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário