terça-feira, 15 de junho de 2010

É HOJE O DIA!


Mais uma vez, o País vai parar. O Brasil estreia hoje ante a Coreia do Norte, em Johannesburgo; começa a luta pela conquista do hexa

Após mais de 20 dias de preparação, a Seleção Brasileira finalmente estreia na Copa do Mundo da África do Sul hoje, contra a Coreia do Norte pelo Grupo G, no estádio Ellis Park de Johannesburgo, a partir das 20h30 (15h30 de Brasília), a primeira partida no caminho para o hexacampeonato.

Os jogadores convocados pelo técnico Dunga se apresentaram em Curitiba para o início da preparação no dia 21 de maio. Cinco dias depois, a Seleção embarcou para Johannesburgo, onde recebeu a companhia do lateral Maicon e do capitão Lúcio, que haviam sido liberados pela comissão técnica de viajar ao Brasil, já que disputaram e venceram com a Inter de Milão a final da Liga dos Campeões no dia 22 do mês passado.

Em Johannesburgo, a equipe se isolou no Fairway Hotel e na Randburg High School para os treinos físicos e táticos. A Seleção deixou o local poucas vezes, incluindo nos últimos amistosos antes do Mundial: 3 a 0 sobre a Tanzânia, no dia 2 de junho, e 5 a 1 sobre o Zimbábue, cinco dias depois.

Lesões

Após alguns sustos durante a preparação, principalmente as dores lombares do goleiro Julio César, e as dúvidas sobre a plena recuperação do camisa 10 Kaká de uma lesão muscular, o técnico Dunga deixou claro que o time que encerrou as eliminatórias é o que vai a campo na estreia contra a Coreia do Sul.

Nos últimos dias, os jogadores brasileiros realizaram três sessões de treino fechados, sem a presença da imprensa, o que gerou protestos de alguns jornalistas, mas de acordo com a linha de trabalho de Dunga.

Poucas informações

O adversário do Brasil hoje é a desconhecida Coreia do Norte, que ocupa a modesta 105ª posição no ranking da Fifa e não vence há sete jogos. Os jogadores brasileiros reconheceram em entrevistas nos últimos dias que não têm muitas informações sobre os asiáticos, apenas que assistiram ao vídeo do amistoso da semana passada em que os norte-coreanos foram derrotados pela Nigéria por 3-1.

Dunga tem sido liberal para os padrões norte-coreanos. Os treinos da Coreia do Norte foram mantidos sob um sistema quase hermético em Tembisa, nordeste de Johannesburgo.

Os norte-coreanos confiam no atacante Jong Tae-Se, que joga no futebol japonês e é chamado de ´Wayne Rooney da Ásia´. Além disso, gostam de lembrar que em sua única participação em uma Copa até hoje, na Inglaterra-1966, venceram a Itália por 1 a 0 e chegaram às quartas de final, quando foram derrotados por Portugal (5 a 3).

O Brasil tem plena confiança no histórico, já que a última derrota em uma estreia de Mundial aconteceu na Itália em 1934 (3 a 1 para a Espanha). A Seleção começou com vitória nas últimas sete Copas.

O Grupo G é completado por Costa do Marfim e Portugal, que se enfrentam também hoje, antes do jogo do Brasil. A equipe de Dunga volta a campo no dia 20 contra os africanos, também em Johannesburgo, e cinco dias depois contra os europeus, na cidad e de Durban.

Destaque

Kaká é o principal jogador do time de Dunga. Apesar da defesa forte e do ataque perigoso, a seleção brasileira confia em seu camisa 10 para brilhar nos gramados sul-africanos. E ele garante estar pronto para assumir essa responsabilidade, comandando os companheiros dentro de campo, rumo ao sonhado título mundial.

Mas a performance de Kaká na Copa ainda é uma incógnita. Após uma baixa temporada pelo Real Madrid e pelas seguidas lesões, o astro brasileiro garante estar pronto para a estreia. Contra a Coreia do Norte, hoje será possível ver as reais condições do atleta, que poderá não jogar os 90 minutos da disputa da primeira Copa africana.

Resumo

Grupo G

Brasil


Julio Cesar;
Maicon,
Lúcio,
Juan e
Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo,
Elano e
Kaká;
Robinho e
Luís Fabiano.
Técnico: Dunga

Coreia do Norte

Myong Guk Ri; Pak Chol Jin,
Jun Il Ri e
Kwang Chon Ri; Jong Hyok Cha, Sung Hyok Pak, Yong Jun Kim, Song Chol Nam, In Guk Mun e Yong Jo Hong; Tae Se Jong.
Técnico: Jong Hun Kim

Estádio: Ellis Park, em Johannesburgo
Data: 15 de junho de 2010
Horário: 15h30
Árbitro: Viktor Kassai
Assistentes: Gabor Eros e Tibor Vamos (trio da Hungria)


JULIO CESAR
Goleiro nega ter se operado de uma hérnia de disco


A Seleção Brasileira nunca teve um camisa 1 como Julio Cesar. Ontem, o goleiro foi a principal atração na coletiva de ontem após o treino no Ellis Park.

Chegou a levantar a camisa e mostrar as costas, para provar que está bem da contusão que o tirou das atividades da Seleção por uma semana, inclusive do amistoso contra a Tanzânia.

"Disseram que eu tinha hérnia de disco e é mentira", disse. "Não vou dizer quem foi, mas foi de uma tremenda irresponsabilidade, porque prejudica meu trabalho e o dos médicos. Quando se faz uma operação, fica uma cicatriz", disse o atleta mostrando as costas.

Entre os goleiros que começaram uma Copa como titulares, desde 1930, o jogador da italiana Inter de Milão tem a menor média de gols sofridos. Desde a primeira convocação, para amistosos em 2002, Julio Cesar defendeu a Seleção em 48 partidas, nas quais sofreu 31 gols.

Atualmente, Julio é considerado o melhor goleiro do mundo. E assume essa condição. "Estou muito bem, muito confiante, e tenho que saber administrar a pressão", concluiu.


(Fonte: Diário do Nordeste)


Baixe a música oficial da Copa do Mundo e da torcida brasileira: www.cocacola.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário