segunda-feira, 14 de junho de 2010


Cara-a-cara, os 'Brasis' de Lula e FHC


Em sua última passagem pelo Nordeste, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) lançou o seguinte desafio para a oposição: fazer uma comparação dos seus quase oito anos de governo com as administrações passadas. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) aceitou o desafio: “Se o lulismo quiser comparar, sem mentir e sem descontextualizar, a briga é boa. Nada a temer”, escreveu o tucano em artigo publicado no início do ano.

O Jornal O POVO decidiu alimentar o debate, colocando os dois governos na balança. Entre outros pontos, foram contempladas as áreas da educação, crescimento interno do país, diminuição da pobreza e das taxas de analfabetismo, geração de emprego e renda e evolução das políticas sociais.


Um aviso: para quem apostou numa vitória fácil do presidente Lula sobre seu principal oponente, recomenda-se cautela. O sucesso da gestão petista deve-se em muito à continuidade de muitas das políticas econômicas e sociais do governo FHC, que puderam ser aprofundadas por conta de um cenário favorável da economia mundial.


Em outras palavras, Lula foi habilidoso ao não fazer grandes rupturas com o governo anterior - tanto que mantém o ex-tucano Henrique Meireles no comando do Banco Central - e se beneficiou da relativa tranquilidade no mercado externo, podendo dar prioridade para setores em que FHC não se saiu muito bem.


É preciso ressaltar também as heranças positivas deixadas pela gestão tucana, como a estabilidade da economia - fruto do Plano Real (1994) - , contenção da inflação, criação de programas sociais adotados pela era Lula e a instituição da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Esta última conquista institucional obriga estados, municípios e a própria União a não gastarem mais do que arrecadam. FHC também estabeleceu políticas nas áreas da saúde que até hoje são referências mundiais, como os programas de medicamentos genéricos e de combate à Aids.

Com esses avanços, FHC conseguiu dar ao País uma outra dimensão institucional, dado o quadro caótico de governos anteriores.

Uma análise de dados e estatísticas também revelam números interessantes. Por exemplo, você sabia que foi na gestão tucana que o Brasil teve o maior crescimento na produção de petróleo, mesmo o PT tendo toda uma política de valorização das estatais?

Ou que o governo Lula foi bem mais eficaz no controle da inflação? E que em termos de investimento, o governo tucano foi mais eficaz utilizando recursos do Tesouro?

Além dessas peculiaridades, O POVO apresenta, nas próximas páginas, áreas em que o Governo Lula foi imbatível, superando recordes de si mesmo, e onde nenhum dos dois modelos conseguiu avançar a contento.

(Fonte: O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário