terça-feira, 4 de maio de 2010

Três mil agricultores acampam em Canindé

Canindé. A estiagem que se abateu sobre o Sertão Central, as fracas chuvas que caíram na região foram insuficientes para germinar as sementes de milho e feijão e acumular água potável. Preocupados com essa situação três mil agricultores de 13 municípios que formam a Coordenação Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Ceará estão acampados desde ontem em frente à Prefeitura Municipal de Canindé.

Os trabalhadores rurais defendem a decretação do estado de emergência ou calamidade pública nos municípios, devido a perda das plantações de subsistência e morte de animais. Defendem, ainda, negociação junto aos governos Federal e Estadual para a criação do programa Bolsa Estiagem, no valor do Garantia Safra para quem ficou fora do plano.

Na pauta de reivindicações consta, ainda, a criação do Fundo Emergencial no Município de Canindé e contratação de técnicos nas áreas de Engenharia, Topografia e elaboração de projetos estruturantes de acordo com as demandas dos trabalhadores rurais.

Os agricultores acampados exigem ainda a qualificação do quadro técnico e pessoal da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Canindé, abastecimento de água potável nas comunidades e apoio aos projetos de irrigação, custeio emergencial de verão, liberação de cestas básicas, além d e recursos para compra de material de construção para cisternas de placas.

Ontem, foi realizada reunião do Gabinete da Prefeitura de Canindé, Michel Brito, com as lideranças do movimento. Ficou definido que todas as reivindicações dos agricultores serão apresentadas aos 13 prefeitos dos municípios do Sertão Central, em reunião a ocorrer às 9 horas de hoje, na Prefeitura.

Devem participar do encontro técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Idace, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Ematerce e a presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará, Eliene Brasileiro.

A administração de Canindé disponibilizou no dia de ontem os banheiros dos prédios da Prefeitura e da Secretaria de Educação, além de água, alimentação e um posto de atendimento médico para os agricultores.

Os três mil acampados ameaçam interditar a BR-020 ainda hoje, se não for as reivindicações não forem atendidas durante a reunião. A informação é do líder Leônidas dos Santos Nascimento, da cidade de Madalena.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Canindé José Thomé da Cruz Almeida disse que em muitas localidades da região as pessoas já encontram dificuldade em encontrar o quer beber e comer.
(Fonte: Diário do Nordeste - Foto - Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário