quarta-feira, 5 de maio de 2010

Faltam dados sobre a safra


Canindé. Até amanhã, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) vai enviar às Prefeituras do Sertão Central o percentual de perdas da safra agrícola para que os prefeitos da região solicitem ao Ministério do Desenvolvimento Agrário liberação de recursos para atender aos agricultores. O pedido será baseado nos dados da Ematerce.

A decisão foi tomada, ontem de manhã, durante encontro entre os três trabalhadores rurais que estão acampados em frente a Prefeitura de Canindé desde a última segunda-feira e os prefeitos do Sertão Central. Os gestores municipais conseguiram da Defesa Civil do Estado a liberação de duas mil cestas básicas para serem entregues aos agricultores da região.

Os prefeitos de Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena, Boa Viagem, Choró e Ibicuitinga, além de lideranças do Movimento dos Sem-Terra e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Estado do Ceará foram recebidos, às 9 horas de hoje, pelo governador Cid Gomes, no Palácio Iracema. O encontro foi articulado pela presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro.

Frente de serviço

Os trabalhadores rurais reivindicam a implantação, imediata, de uma frente de serviço produtiva emergencial, correspondente a R$ 600,00 na base dos recursos do Fundo de Combate a Pobreza (Fecop). Querem, também, aumento na parcela do seguro safra e o decreto de situação de emergência pelos municípios, além da criação da bolsa estiagem.

Ontem à tarde, o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, autorizou a distribuição de 600 quilos de alimentos, água e atendimento para que os agricultores fiquem na cidade aguardando uma decisão do Governo do Estado. Segundo ele, o mês de fevereiro foi período que choveu menos nos últimos 100 anos na história do Ceará.

´´Vamos ao governador porque sabemos que ele é sensível a essas causas e irá ajudar os irmãos cearenses que enfrentam problemas com a estiagem prolongada que toma conta do sertão´´, disse.

Júnior Tavares, prefeito de Caridade, ressaltou que a situação atual é delicada. ´´No ano passado muitas enchentes e pouca safra, este ano, faltou chuvas e pouco plantio. Precisamos somar para buscarmos o que for possível para os municípios´´.

Ele defende a criação de um fórum permanente para discussão dos problemas da agricultura na região. ´´Precisamos nos preocupar o ano inteiro com a questão do homem do campo, não somente quando faltam chuvas´´, explica Júnior Tavares.

Já Leônidas Santos Nascimento, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Madalena, disse que a mobilização está sendo realizada em Canindé por conta da implantação do Território dos Sertões de Canindé. ´´Queremos um plano de emergência para os 13 municípios do Sertão Central. ´´Casa sem água e luz não cai, computador parado não explode, mas gente e bicho com fome morrem".
(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário