sábado, 10 de outubro de 2009

CAPS de Canindé comemora o Dia Mundial da Saúde Mental


Neste dia 10 de outubro de 2009, é comemorado o dia mundial da saúde mental, e por este motivo gostaríamos de apresentar de maneira breve e sucinta o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Canindé, ao longo de seus 16 anos de funcionamento.

Os CAPS surgiram com a intenção de acolher e dar atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território. Desta forma, em meados do ano de 1993, a cidade de Canindé foi agraciada com o segundo CAPS do Estado do Ceará, colocando-nos como um dos municípios pioneiros no atendimento em Saúde Mental.

Tendo como entidade mantenedora a Paróquia de Canindé, por meio da Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé, a necessidade de tal instituição surgiu a partir de pesquisas realizadas nos municípios de nossa região que apontaram, na época, a existência de 70 pessoas que apresentavam algum tipo de doença mental com comprometimento grave e/ou severo. Desde então, milhares de pessoas obtiveram acesso a profissionais das seguintes áreas: Psiquiatria, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

Atualmente são atendidos pelo CAPS de Canindé os seguintes municípios: Canindé, Caridade, Boa Viagem, Madalena, Paramoti e Itatira.

Nosso sistema de arquivo possui 5.299 pacientes com prontuário aberto, sendo que, em média por mês, passam pelos consultórios do CAPS, 458 pessoas, estando excluídos desses números os casos de urgência e emergência, o atendimento a essas pessoas gera aproximadamente 2.046 procedimentos em convênio com o SUS e 834 procedimentos filantrópicos. Entre café da manhã e almoço são distribuídas aos pacientes em média 2400 refeições por mês.

Diversas foram as lutas e dificuldades enfrentadas nesta trajetória, porém, sempre contando com o apoio da comunidade em suas iniciativas, a Direção do Hospital Regional São Francisco de Canindé e sua equipe de profissionais do CAPS, sentem-se plenamente gratificados pelo êxito alcançado em suas iniciativas ao longo desses 16 anos, proporcionando um espaço aberto de saúde comunitária, em que todos os que dele necessitem possam encontrar uma saída para seus problemas emocionais.

Vale lembrar que no dia 14 de outubro de 2009, o CAPS de Canindé realizará evento em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental, com a promoção de palestra e atividades de informação sobre o assunto.

(Na foto acima estão os Pacientes do Grupo de Terapia Ocupacional).

Agradecimento Especial:

Daniel Bertolazzi Uchoa - Psicólogo – CAPS-Canindé

Um comentário:

  1. Emo nome de toda a equipe do CAPS de Canindé, gostaria de agradecer ao blog Canindé Agora pelo espaço cedido para nossa matéria!!

    Um abraço.

    ResponderExcluir