quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Canindé poderá racionar uso de água

A estiagem no Estado está gerando preocupação às autoridades do Município. O presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Heitor Pessoa, não descarta o racionamento de água na cidade. "Estamos preparando um projeto para colocarmos na rua, porque não queremos que a sociedade da cidade de Canindé enfrente problemas de abastecimento até o fim do ano. Vem aí a Festa de São Francisco, padroeiro da cidade, que ocorre de 7 a 17 de outubro, e nossa meta é garantir água durante todos os dias dos festejos".

Heitor Pessoa disse que irá começar nas emissoras de Rádio de Canindé uma campanha para conscientizar a população da necessidade de usar apenas o essencial. "Já conversei com o prefeito Cláudio Pessoa e ele me autorizou a traçar planos nesse sentido´´, garantiu.

Para tratar de questões relativas aos problemas hídricos gerados pela estiagem, a Cogerh, em parceria com o Saae, realiza hoje, a partir das 9h, no Auditório da Prefeitura Municipal de Canindé, reunião para planejamento da operação dos açudes Souza, São Matheus Salão e Caracas. O gerente regional da Cogerh de Pentecoste, Marcílio Caetano de Oliveira, diz que o grande objetivo é discutir um planejamento para este segundo semestre. "Estamos preocupados com a atual situação dos nossos reservatórios, por isso iremos começar um trabalho de monitoramento, a fim de controlarmos os gastos de água nos reservatórios de Canindé".

Capacidade

O Açude Sousa, com capacidade total de 30,8 milhões de metros cúbicos, encontra-se hoje com 16 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 55,1% de sua capacidade total.

Já o São Matheus, com capacidade de 10,3 milhões de m tem, atualmente, apenas 5,7 milhões/m, o correspondente a 55,2% da sua capacidade. O terceiro maior reservatório do Município, o Caracas, localizado na comunidade de Transval, com capacidade de 9,6 milhões/m tem atualmente 5,5 milhões/m, o equivalente a 57,5% do total. O Açude Salão está apenas com 44,5% de sua capacidade total.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Um comentário:

  1. SERIA MUITO BOM SE VIRASSE REALIDADE ESSE RACIONAMENTO DA ÁGUA,PORQUE AQUI NO ALTO GUARAMIRANGA TEM GENTE QUE MORA NA JOSÉ VELOSO JUCÁ E COMEÇA A MOLHAR O ASFALTO EM FRENTE AS CASAS E COMERCIOS ÁS 5 HORAS DA MANHÃ.QUEM PASSA ALI PENSA QUE CHOVEU MUITO SÓ NAQUELE LOCAL,PORQUE A ÁGUA FICA ESCORRENDO DE RUA ABAIXO.

    ResponderExcluir