quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Rio Canindé passa por preservação


"Salvando a natureza". Esse é o projeto pioneiro na região, que está sendo desenvolvido neste município pela Secretaria de Meio Ambiente do Município, para salvar o rio que leva o nome da cidade. A determinação é do prefeito Cláudio Pessoa. Segundo ele, o rio está a 50 metros da Basílica de São Francisco e precisa ser preservado, porque a história de cidade está ligada ao manancial."Queremos revitalizar toda a área degradada. Nosso objetivo é transformar o corredor que corta a cidade em uma área saudável, onde a população possa respirar o ar puro da natureza´´, destacou o prefeito.Uma equipe formada por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente trabalha na operação que já retirou mais de seis toneladas de lixo do leito do rio, numa região que corta o Centro comercial e vai até o bairro do Alto Guaramiranga, onde está erguida a maior estátua de santo do mundo.


Recuperação dos peixes


A primeira etapa começou nas ruas Aristides Rabelo e Antônio Neco. A segunda parte dos trabalhos se estende para as ruas Joaquim Custódio, Presidente Dutra e José Veloso Jucá. A meta é limpar toda a área urbana, dando assim uma nova vida ao rio que corta quatro municípios dos Sertões de Canindé."Nesse projeto estamos priorizando a preservação do meio ambiente, como a retirada de peixes das espécies: tilápia, curimatã, piau, bodó, mussum e piaba. Os peixes capturados estão sendo levados de volta para o Açude São Matheus, onde passam a ter uma água limpa e cheia de oxigênio", explica o secretário de Meio Ambiente, Airton Maciel. Segundo ele, foram capturados mais de 100 quilos de peixe. Parte da área, depois de limpa, será aproveitada para um projeto social com campos de futebol society com traves padronizadas, onde as crianças poderão praticar esporte dentro de um programa que irá envolver 25 garotos que receberão material esportivo.A ideia é envolver jovens nas atividades esportivas, mas também motivá-las à participação em atividades de educação ambiental. Além de serem treinados para o futebol, eles também serão capacitados para atuarem como "defensores da natureza´´ na conservação do rio."Vamos agora começar um trabalho de conscientização junto aos moradores das margens do rio, com o apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), principalmente com referência a esgotos a céu aberto, criação de animais, invasão da área natural, dentre outras irregularidades´´, disse Airton Maciel."Vamos reflorestar toda a área de mata ciliar do Rio Canindé. Na primeira etapa, nossa meta é plantar 500 mudas nativas nas margens do manancial. Quem não respeitar as leis ambientais será punido´´, avisa o secretário municipal.É pensamento do gestor criar um comitê permanente de preservação do Rio Canindé. "Nosso grande objetivo é trazer de volta a beleza natural desse recurso hídrico, coisa vista somente nos meados de 1974´´, finaliza Airton Maciel.


ESPORTE


25 garotos participarão do projeto social de futebol society na área urbanizada do Rio Canindé, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
(Foto: Antônio Carlos Alves)

Um comentário:

  1. É preciso muito mais que limpar as proximidades e tentar salvar os peixes. É preciso campanhas nas ruas que façam a população se conscientizar. A salvação do rio depende da população.

    ResponderExcluir