quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Arca das Letras chega a Canindé


Uma biblioteca em novo formato está levando livros ao meio rural. O direito de conhecimento e à leitura está sendo garantindo a Municípios do Sertão Central. Ontem o Secretário de Desenvolvimento Agrário Camilo Santana entregou aos Municípios de Canindé, Quixeramobim, Piquete Carneiro, Madalena e Ibaretama através do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras várias coleções de livros que chegarão ao alcance dos moradores das comunidades rurais, atendendo uma média de 28.420 famílias.
No Município de Canindé, foi contemplado o Assentamento Logradouro onde a representante da comunidade Ana Tavares recebeu das mãos de várias autoridades o certificado que lhe garante a coordenação do programa em sua região.
Cada biblioteca funciona em um pequeno móvel de madeira, com um acervo de 200 publicações infanto-juvenil e para adultos, livros didáticos e técnicos (cidadania, saúde, meio ambiente, técnicas agrícolas e outros).
Os livros são doados por instituições governamentais, editoras, empresas privadas e também por meio de campanhas realizadas em escolas.
A Arca das Letras é instalada em comunidades de agricultores familiares, remanescentes de quilombos, assentamento da reforma agrária e projetos do Crédito Fundiário.
Presentes a solenidade o chefe de Gabinete do prefeito Cláudio Pessoa Michel Brito, Secretários de Saúde Aline Oliveira, Educação Linderval Moura, o representante do Instituto Vida Melhor Celso Crisóstomo.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário Camilo Santana disse em seu discurso que o programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem fortalecido a leitura em todo país.
‘’Ler ainda é a grande maneira de comunicação, mesmo com a internet, com a televisão, o rádio, o jornal, entre outras formas de comunicação, o livro continua sendo a melhor forma de aprendizado. O Arca das Letras é um formador de novos cidadãos e cidadãs’’, finalizou Camilo Santana.O mais interessante no Programa Arca das Letras é que os futuros leitores escolhem os temas dos livros segundo suas necessidades e preferências definindo também o local de instalação da biblioteca. Os móveis são fabricados em marcenarias de penitenciárias, em projetos de educação profissional.
(Foto e Matéria: Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário