segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Marcos Cals lamenta posicionamento político de celebrante em Canindé

“É lamentável que esses procedimentos aconteçam em eventos religiosos da importância das romarias do Santuário de Canindé, diante de milhares romeiros e de visitantes de todas as partes do Brasil. É lamentável, repito, que a fé cristã sirva de motivação para outros objetivos que não sejam o da verdadeira religiosidade do povo nordestino”, afirmou, nesta noite de sáabdo, o deputado estadual Marcos Cals (PSDB), ao falar para setores da imprensa, após chegar de Canindé (120 km de Fortaleza), onde acompanhou a visita do presidenciável José Serra (PSDB). Para ele, os fatos acontecidos após a celebração de Missa foram resultados ” da postura política do celebrante”.

Durante vários momentos da celebração, o padre – que não teve seu nome revelado pela Secretaria Paroquial, fez críticas à presença de políticos, chegando, até, a reclamar do trabalho da imprensa e, em especial, de cinegrafistas e fotógrafos. O padre ainda criticou a divulgação de um panfleto com críticas à candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, alertanto que “a Igreja não comuga com esse pensamento”.

Sobre esse material, Marcos Cals garantiu que, em nenhum momento, foi elaborado pelo PSDB e assegurou que o próprio Serra havia criticado tal divulgação.

DETALHE – O administrador da paróquia, Frei Hamilton, estava escalado para celebrar a missa das 16 horas, mas foi substituído minutos antes do seu início.

DETALHE 2 – Durante todo o dia, manifestantes do PT, com bandeiras e carros de som, circularam nas proximidades da basílica de Canindé, permanecendo até a saída de José Serra do local, informaram alguns moradores da área.

(Fonte : Blog do Eliomar)

3 comentários:

  1. Olá boa tarde...
    estive no último sábado em canidé, para assistir uma missa em louvor a São Francisco, como faço todos os anos.Mas o que deveria ser um culto em homemnagem ao santo da cidade, o que vi foi o celebrate incitar a multidão contra os politicos ali presentes.
    Embora seja católico, achei um despreparo do padre em agir daquela forma, deixando bem claro qual a bandeira que os ali presentes deveriam seguir..
    Não voto no grupo politico ali presente no momento; mas achei um desrespeito com os memos..

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é lamentável a política em nosso país, que se aproveitam até de momentos religiosos, sem disitição da fé religiosa seja ela de católicos, evangélicos, ou outras denominações religiosas.
    Precisamos ter o nosso ponto de vista crítica diante da realidade e não nos deixarmos levar pelo que a mídia nos impoem, ela tem um papel muito importante, mas ao mesmo tempo é o que manipula as massas, daí é que temos que estar atentos a tudo...

    ResponderExcluir
  3. Detalhe 3: Eliomar de Lima é ligado à "turma" do Tasso.

    ResponderExcluir