Por Wanderley Pereira
Eu não queria falar sobre o incidente de Canindé provocado por ativistas do PT combinados com alguns frades incomodados com a presença do senador Tasso Jereissati e do candidato a presidente da República, José Serra, na missa das 16 horas do último dia 16, durante os festejos de São Francisco. Mas como o assunto vem sendo abordado pela imprensa, inclusive pelos programas Barra Pesada e Jornal Jangadeiro de ontem, 19, resolvi dar a versão de quem esteve no local e assistiu a tudo, de perto.
Foi a única nota surpreendentemente destoante do clima tradicional da festa que testemunhei desde 1965, quando passei a ir a Canindé, terra da minha mulher. De repente, vi o celebrante identificado depois como frei Francisco Gonçalves, o “frei Chicão”, interromper o ato religioso para xingar fotógrafos, cinegrafistas e jornalistas que faziam a cobertura do evento, fato comum em todos os templos. Não conto as coberturas que fiz da presença de autoridades em cerimônias religiosas e nunca vi nenhuma reação como essa do celebrante de Canindé. E se isso fosse “uma profanação”, como sugeriu ele, teria que acabar com os casamentos nas igrejas.
Em seguida, vi que o mesmo frade repetia censuras ao comportamento das pessoas presentes, referindo-se visivelmente aos políticos do PSDB, enquanto um amplo grupo de militantes do PT, empunhando bandeiras e adesivos com a propaganda da candidata Dilma Rousseff, movimentava-se no ambiente desde as primeiras horas da manhã. Irritado, o celebrante sugeriu a retirada de Tasso com seus convidados. Até que, exibindo um panfleto contendo críticas contra a candidata do PT, assumiu a defesa de Dilma, provocando o tumulto que se estabeleceu no recinto.
A reação do senador Tasso Jereissati foi dirigir-se ao frade celebrante e dizer-lhe que ele não podia agir daquela maneira, tomando partido político pelo PT numa celebração religiosa de todos os romeiros. Tasso não disse que petistas não eram cristãos nem ofendeu o sacerdote. Houve, porem, trocas de insultos de militantes do PT e do MST com algumas pessoas indignadas com a atitude desequilibrada do celebrante. Com a minha vivência de 47 anos ininterruptos de repórter, em todo tipo de evento, vi que tudo não passou de uma armadilha adredemente preparada, com a participação de clérigos e conivência de outros do Santuário de São Francisco.
Desde cedo, quando cheguei a Canindé, percebi a predisposição contra os tucanos que dividiram sua presença em dois eventos distintos: primeiro um encontro político de Tasso e Serra com as lideranças da região; depois, às 16 horas, a participação religiosa na missa. A essa altura, o pátio da Basílica estava tomado pela militância petista e departamentos da igreja, como a Comissão de Acolhida aos Romeiros e a Sala dos Milagres, assumiam abertamente a propaganda pró Dilma. A missa, antes programada para ser celebrada pelo pároco, frei Hamilton, foi cedida para frei Chicão, vindo de Pernambuco. Outros dois frades, o deputado estadual do PT paraibano, frei Anastácio, e frei Jean Sousa, articularam o tumulto, tendo como testas-de-ferro Celso Crisóstomo, assessor do deputado federal do PT, José Nobre Guimarães, e sua prima Graça Paulino, ativista responsável pela igreja de Campos, onde frei Jean está sendo lançado candidato a prefeito de Canindé.
É de se lamentar que festejos tradicionais como os de São Francisco estejam sendo manipulados politicamente por quem tem o dever de preservá-los, em nome da própria fé e por respeito aos milhares de devotos que rejeitam o São Francisco político, porque só o conhecem por seus milagres e pela pureza da sua oração que recomenda o amor e o perdão em lugar da discriminação e da divisão entre irmãos por siglas partidárias eivadas de ódio.
Wanderley Pereira é jornalista
(Fonte: Jangadeiro OnLine)
Eu não poderia explicar de melhor maneira esse acontecimento, como fez o Wanderley Pereira.
ResponderExcluirConcordo.
Não tiro nem uma vírgula da opinião desse repórter.
É MUITO TRISTE A SITUAÇÃO POLÍTICA DE CANINDÉ.E AGORA A RELIGIOSA QUE ERA O QUE AINDA RESTAVA.ESSA CIDADE REALMENTE NUNCA VAI DECOLAR...
ResponderExcluirTudo isso tem um motivo, Chamado ''Claudio Pessoa'' Prefeito de Caninde do PSDB, que esta fazendo uma ótima (des)administração na cidade, e se um Prefeito do PSDB consegue acabar com uma cidade, imagina como um presidente do PSDB vai fazer com o brasil.
ResponderExcluirÉ incrível como há tantas pessoas que apoiam o PSDB em uma cidade tão carente dos programas sociais do Governo Lula. Todos os canindeenses têm de admitir as melhorias que ocorrorem na vida na população desde que os governos petistas passaram a dar assistência a região.
ResponderExcluirFui criada no Santuário de São Francisco e aplaudo a atitude tomada pelo Padre Chico, que foi TOTALMENTE DISTORCIDA.
Wanderley é jornalista? ESQUECERAM DE DIZER QUE TAMBÉM É EX-ACESSOR DE TASSO, E PARECE CONTINUAR TRABALHANDO PARA O EX-SENADOR, OU APENAS NÃO DEMONSTROU COMPETÊNCIA AO ESCREVER ALGO TÃO ABSURDO, CHEGANDO ATÉ A ACUSAR OS FRADES FRANCISCANOS DE COMPLÔ, HAHAHAHA, FAÇA-ME RIR.
Padres petistas? Podem até ser, mas se são, podem ter certeza que tomaram tal atitude porque a Festa de São de Francisco, em mais de 100 anos de história, nunca teve uma estrutura tão boa quanto nos últimos anos.
Se querem apoio, FAÇAM ALGUMA COISA DE VERDADE! E NÃO APENAS CONSTRUAM UMA PRAÇA E ESPEREM SER APLAUDIDOS PELO RESTO DA VIDA POR CAUSA DISSO!
Monique disse tudo....Que moral esse Jornalista tem pra falar....se tem alguem suspeito ele é o principal..Sejamos sensatos com nossas opiniões..Monique falou tao certo que vou repetir as frases dela só pra ficar bem esclarecido:
ResponderExcluir"Wanderley é jornalista? ESQUECERAM DE DIZER QUE TAMBÉM É EX-ACESSOR DE TASSO, E PARECE CONTINUAR TRABALHANDO PARA O EX-SENADOR, OU APENAS NÃO DEMONSTROU COMPETÊNCIA AO ESCREVER ALGO TÃO ABSURDO, CHEGANDO ATÉ A ACUSAR OS FRADES FRANCISCANOS DE COMPLÔ, HAHAHAHA, FAÇA-ME RIR.
Padres petistas? Podem até ser, mas se são, podem ter certeza que tomaram tal atitude porque a Festa de São de Francisco, em mais de 100 anos de história, nunca teve uma estrutura tão boa quanto nos últimos anos.
Se querem apoio, FAÇAM ALGUMA COISA DE VERDADE! E NÃO APENAS CONSTRUAM UMA PRAÇA E ESPEREM SER APLAUDIDOS PELO RESTO DA VIDA POR CAUSA DISSO!
Lamentável que retiraram a outra opinião da Monique...e a liberdade de expressão????
ResponderExcluirFeriu tanto que teve que ser tirado pra que as outras pessoas num leiam a verdade foi????
O que Cp está fazendo com Caninde....não é o mesmo que queremos para nosso Brasil!!!
SERRA JAMAIS....FORA LIXO PSDB!!!!
POR AMOR AO BRASIL....SERRA NÃO!
ganhou quanto , vanderlei, para publicar isso???? vai procurar um emprego q não preciso passar por isso rapaz....
ResponderExcluirvideo mais acessado no youtube. Serra tumultua missa em Canindé-Ce - Os novos áudios da missa (A Globo não mostrou)
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=3vuebps_weo&feature=topvideos
Acho que essa Monique deveria primeiro ler um pouco da gramática, já que seu texto está cheio de erros textuais, quebra de paralelismo e com expressões literalmente erradas. Mas o mais grave é essa canindeense (pelo menos eu espero que ele seja) não entender os principios do catolicismo. Essa religião pretende ser universal, sem exclusão. Não deve fazer proselitismo político. O que esse Chicão fez foi um desrespeito aos principios morais e éticos de sua própria religião. Não importa se ele apóia A ou B, ele não tem o direitos de expulsar, condenar ou fazer campanha pra ninguém quando esta fazendo um sermão. O povo que estava lá, estava querendo uma palavra de amor, conforto, uma palavra do evangelho, e não ouvir agressões e opiniões pessoais sobre qualquer que seja o candidato. Tenho certeza que a Arquidioces de Fortaleza não concorda com esse tipo de atitude irregular, grosseira e prejudicial que este padre efetuou em Canindé.
ResponderExcluirEntão eles (os politicos) têm o direito de atrapalhar a celebração! Eles são hipócritas não estavam aqui para louvar a São Francisco muito mesnos ouvir a palavra de Deus, estavam aqui aprocura de votos.... é muito interessante o Serra já falou no passado que o Nordeste era a ferida o Brasil ai vem aqui dizer que é amigo dos Nordestino. Ele é muito cara de pau igual ao Prefeito de Canindé que não sabe administrar nem o que fala imagine uma cidade...
ResponderExcluirA política e religião em Canindé chegou à um limite, que desafia principalmente a classe mais baixa, além de prejudicar e muito nós pobres que dependemos infelizmente desses políticos corruptos. Realmente igreja não era para apoiar a ou b mas além de apoiar eles ainda se candidatam somente para não fazer absolutamente nada como nenhum faz quando tem o poder.essa é a nossa realidade. Todos eles padres,políticos só estão interessados no dinheiro, no poder. O resto que se lixem......
ResponderExcluirgente, como pode alguém concordar com atos políticos dentro de uma igreja? O padre fez o que tinha que fazer, aquilo era uma missa e estavam transformando em um espetáculo político.Serra é um aproveitador,cara de pau,quantas missas ele participou nos últimos dias? quantas vezes ele comungou nos últimos dias? será que ele pensa que o povo é trouxa?Com certeza a intenção do psdb era usar as imagens da missa no programa eleitoral com a multidão de fiéis como se fossem simpatizantes de sua campanha,já que ele não faz comício.Alias, comicio pra que, se ele tem a maioria da midia a seu favor.
ResponderExcluir