segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Canindé comemora perdão de Assis


A Basílica, que passou por reformas, com a colaboração da população e dos fiéis, será inaugurada

Canindé - A Província de Santo Antônio do Brasil, neste município, comemora, hoje, o Perdão de Assis, quando a Paróquia de São Francisco das Chagas começa a preparação espiritual para a festa do padroeiro. Este ano, a data da festa foi alterada por conta das eleições: começa no dia 7 de outubro e será encerrada no dia 17. Para celebrar a data, o pároco e reitor da Província em Canindé, frei João Amilton dos Santos, celebra uma missa na Igreja de Santo Antônio, no Convento dos Franciscanos, com a presença de todos os padres da ordem no Município. Em seguida, uma procissão marca um fato inédito. Pela primeira vez na história da religiosidade franciscana, a imagem de São Francisco, que chegou ao município em 1796, doada pelo coronel Jerônimo Machado, sairá em cortejo solene pelas ruas da cidade. Após o retorno do santo, as autoridades religiosas farão a reintronização da imagem no Altar-Mor. Para encerrar a programação, a Basílica de São Francisco das Chagas será reinaugurada, passando assim a oferecer nova comodidade e ainda mais beleza para os romeiros do santo.

Reforma


Os trabalhos de recuperação do templo sagrado foram iniciados no último dia 5 de novembro, quando foram mudados telhados, madeira, instalação elétrica, som e ventiladores. Na segunda etapa, a Basílica recebeu uma nova pintura na sua parte interna nas cores verde, marfim e ouro. As paredes receberam um revestimento de granito branco com detalhes, além de 50 ventiladores e 10 lâmpadas de 400 watts. Os vitrais foram trocados e as janelas de vidros receberam novos detalhes. Já na parte externa da Basílica de São Francisco, que foi construída em 1775 pelo então fundador da cidade, Francisco Xavier de Medeiros, e que em 1925 recebeu o título de Basílica Menor pela Santa Sé Apostólica, privilégio alcançado por poucos, ganhou um novo visual: amarelo com detalhes brancos. Segundo os pintores que trabalharam na obra, o novo colorido suportará a força do sol por um período de cinco anos. Afora as novidades já citadas, a igreja celebra, também, os 50 anos de vida religiosa de frei Adimar Colaço, um padre que tem raízes canindeenses. Natural do município de Beberibe, no Litoral Leste do Ceará, o franciscano tem se destacado pela sua luta em defesa da natureza na região.

Plantio de árvores

Recentemente, em parceria com o Colégio Menino Jesus, as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, o frade realizou o plantio de árvores nativas na Praça do Romeiro, com ipês roxo, branco e amarelo. Do lado de fora, foram instalados refletores que iluminam a igreja, com cores diferentes, dando um design diferenciado. Uma exposição fotográfica sobre a Basílica, do historiador Júlio César Marques Ferreira Lima, é outra novidade na festa de hoje.


Colaboração

Segundo frei João Amilton dos Santos, o trabalho realizado na Basílica de São Francisco foi feito com ajuda dos benfeitores, população de Canindé que atendeu às campanhas da igreja e recursos da própria paróquia. "Estamos felizes porque entendemos que nossa missão em Canindé é melhorar o atendimento aos romeiros de São Francisco. Isso nós estamos fazendo com muito carinho e responsabilidade. A festa de hoje é merecedora de uma grande comemoração, porque Canindé é a terra desse santo que sempre ajudou aos mais necessitados, nas suas caminhadas", ressaltou frei João Amilton.

Fique por Dentro

Perdão de Assis Certa noite do mês de julho de 1216, como acontecia em tantas outras noites na silenciosa solidão da pequena igreja da Porciúncula, São Francisco, ajoelhado, estava profundamente mergulhado nas suas orações quando, de súbito, uma luz vivíssima e fulgurante encheu todo o recinto. No meio dela apareceu Jesus Cristo ao lado da Virgem Maria sorridente, sentados num trono e circundados por diversos anjos do céu. Então, Jesus Cristo perguntou-lhe: "Qual o melhor auxílio que desejarias receber, para conseguir a salvação eterna da humanidade?". Sem hesitar, Francisco respondeu à Cristo: "Senhor Jesus, peço-vos que, a todos os arrependidos e confessados, que visitarem esta igreja lhes concedais um amplo e generoso perdão, uma completa remissão de todas as suas culpas". "O que pedes Francisco, é um benefício muito grande", disse-lhe o Senhor, "muito embora sejas digno e merecedor de muitas coisas. Assim acolho o teu pedido, com uma condição, deverás solicitar essa indulgência ao meu vigário na terra". Esta é a visão da igreja católica em relação ao Perdão de Assis, comemorando, também, no Município de Canindé.

MAIS INFORMAÇÕES

Santuário São Francisco das Chagas
Basílica de São Francisco das Chagas
(85) 3343.0017 / 3343.0447


(Fonte: Diário do Nordeste - Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário