quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Procissão marca a festa do Perdão de Assis

Milhares de fiéis participaram da missa e da procissão em comemoração ao Perdão de Assis, em Canindé

A Paróquia de São Francisco das Chagas, que completou 193 anos de fundação, comemorou, junto com centenas de devotos, o Perdão de Assis. Uma missa celebrada, na manhã desta segunda, também deu início aos preparativos para a festa do Padroeiro do Município de Canindé.


A celebração contou com a presença de frei Marconi Lins, Ministro Provincial, e de todos os padres que fazem parte da Ordem Franciscana da Província de Santo Antônio do Brasil.

Cerca de duas mil pessoas assistiram a santa missa, que foi presidida por frei Adimar Colaço. Ele festejou, na ocasião, anos de vida franciscana. À tarde uma celebração na Igreja de Santo Antônio, no Convento dos Franciscanos, deu prosseguimento às festividades.

Após o ato religioso, foi realizada uma procissão com a imagem de São Francisco - que chegou a terra dos milagres em 1796, doada pelo coronel Jerônimo Machado - pelas principais ruas da cidade. Há exatos 214 anos, o santo abençoa a população no santuário. Após a visita de São Francisco a cidade, a imagem foi reconduzida ao Altar-Mor.

Já a Basílica de São Francisco, que foi reinaugurada, comemora 95 anos de fundação. Sua conclusão ocorreu em 1915. O templo sagrado de Canindé comemora ainda 85 anos de Basílica Menor, título dado pela Santa Sé Apostólica em 1925. Esse benefício mereceu ao santuário, em 30 de novembro de 1925, o privilégio do papa Pio XI, a elevação do santuário a categoria de Basílica Menor.

Durante a festa, a população de Canindé não escondia a alegria de poder ver a Matriz totalmente reformada. "É um momento de muita emoção. A cidade está em festa. Tudo isso nos orgulha de sermos filhos dessa terra abençoada por São Francisco", disse a professora Maria de Fátima Serafim.

O pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, disse estar muito feliz com tudo. "Graças a Deus e ao nosso padroeiro, estamos conseguindo realizar nossos objetivos".

"O Perdão de Assis é uma festa que torna Canindé mais festivo. É uma preparação espiritual para começarmos os preparativos da maior festa religiosa Franciscana da América Latina que, este ano, devido às eleições, começam no dia 7 de outubro e terminam no dia 17", lembrou frei João Amilton.

Para frei Marconi Lins, Ministro Provincial, o Perdão de Assis "representa para a Igreja Católica um momento de reflexão e indulgência plenária para todos que visitam Canindé. É a conversão de São Francisco com Deus", explica ele. O ministro Provincial disse também que, a cada dia, os franciscanos buscam melhorar as condições de atendimento aos devotos do "pobrezinho de Assis".

(Fonte: Diário do Nordeste, Foto: Antônio Carlos Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário