segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reajuste da energia vai ser de 4,24% para o consumidor residencial

A Aneel aprovou nesta segunda-feira (19) os índices do reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Ceará (Coelce). O reajuste médio será de 4,24% para consumidores de baixa tensão, como residências, e de 1,45% para clientes alta tensão, como indústrias.

Os novos valores entrarão em vigor na próxima quinta-feira (22). A distribuidora atende cerca de 2,75 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do Ceará.

As novas tarifas já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no Termo Aditivo aprovado pela Aneel na reunião de diretoria do dia 2 de fevereiro deste ano.

Segundo nota da Aneel, os percentuais aprovados de reajuste da distribuidora refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, o aumento do custo de encargos do setor, como a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e os gastos com os subsídios de irrigação, aqüicultura, fontes incentivadas e Baixa Renda.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência.

A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

(Fonte: Aneel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário