A interiorização do ensino superior no Ceará foi debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20), dentro do Complexo de Comissões Técnicas. A solicitação foi feita pelo Fórum Permanente de Educação, junto com o deputado Professor Teodoro (PSDB).
O professor destaca a mudança no perfil de muitos interiores, com o surgimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), há cerce de doze anos. No comércio foi onde se percebeu mais acentuada essa mudança, pois o setor passou a absorver mão-de-obra mais qualificada. O parlamentar disse ainda que a produção de conhecimento e a formação do capital humano têm sido fatores determinantes para o desenvolvimento regional.
No Ceará, apenas 9% dos jovens entre 18 e 24 anos estão em algum curso de nível superior. Das 184 cidades do Estado, apenas 30 têm sede de alguma instituição pública ou privada de ensino superior, segundo informações do deputado. Ele alerta as instituições que atentem para a vocação de cada localidade.
(Fonte: Assembléia Legislativa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário