quinta-feira, 22 de abril de 2010

Professor de Canindé aprova pesquisa no MCT

O professor e pesquisador Marco Antonio Botelho, do campus de Canindé, teve seu projeto "Inovação Biotecnológica: Elaboração de Fitofármacos com Nanotecnologia" selecionado pelo Programa Rhae - Pesquisador na Empresa. O programa, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceira com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), visa à inserção de mestres e doutores nas empresas e trabalha com modalidades de bolsas de Fomento Tecnológico, para viabilizar atividades de pesquisa tecnológica e inovação, bem como, propiciar a agregação de pessoal altamente qualificado em atividades de P&D nas empresas.

A pesquisa do professor foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (Inpa) em parceria com os departamentos de Química Orgânica e Inorgânica e de Físico-Química (setor de Química de Biopolímeros) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com apoio do setor privado, por meio da empresa Evidence Soluções Farmacêuticas.

A meta da pesquisa é a obtenção de géis para uso terapêutico no combate a periondontites e infecções fúngicas, além do direcionamento para o uso veterinário. Os géis mostraram-se eficazes contra diversos microorganismos, assim poderão ser empregados no controle da candidíase oral (comum em pacientes com HIV positivo), vaginose bacteriana, afta bucal, escabiose e doenças parasitárias. Os biofármacos mostraram eficácia também em cães e ratos.
O objetivo é viabilizar, no prazo de cinco anos, o desenvolvimento de novos métodos de preparação de fitofármacos encapsulados em nanopartículas para o controle e tratamento de doenças infecciosas em mucosas, assim como o desenvolvimento de cosméticos haja vista a nova descoberta da atividade anti-oxidante do óleo essencial de Lippia sidoides.
(Fonte: Site do IFCE)

Um comentário:

  1. Elogiável. Este é o personagem que deveria ser lembrado em todos os cantos de nosso estado.
    Pessoas com essa visão é que faz adiferença e promove o desenvolvimento.

    ResponderExcluir