quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Estudantes do Colégio Menino Jesus de Canindé pesquisam vida de Edson Queiroz


Um colégio fundado no dia 12 de abril de 1983 no sertão do Ceará está estudando a vida de um dos maiores empreendedores do Estado. O projeto, desenvolvido pelos alunos do 9º ano do Colégio Menino Jesus, em Canindé, relata a vida de Edson Queiroz. O livro "Edson Queiroz, um homem e seu tempo", escrito pela própria família e publicado pela CL-A comunicação em 1986, serviu de fonte de pesquisa para os estudantes. Foram publicados somente 3.300 exemplares.

Os 26 alunos, que apresentaram o estudo para colegas do 7º e 8º anos, tinham entre 13 e 14 anos. Os estudantes viajaram no tempo. A trajetória do homem que revolucionou o País começa na cidade de Cascavel, sua terra natal. Na pesquisa, os alunos descobriram que aos 8 anos de idade, Edson Queiroz já trabalhava com o pai e, aos 12 anos, fabricava tinta de caneta para vender em feiras livres. Aos 15 anos, era gerente de um loja do pai.

A réplica da casa onde nasceu, no dia 12 de abril de 1925, e a Igreja Matriz de Cascavel, onde Edson Queiroz fez a primeira comunhão, foram mostradas pelos estudantes. Os alunos fizeram uma verdadeira trajetória da vida do empresário e lembraram a saga do corte do charuto, que partiu ao meio com tiro de um revólver calibre "38".

O namoro de Edson Queiroz com Iolanda Queiroz, que começou na Praça do Carmo, é outro ponto de destaque nos estudos dos alunos. A apresentação mostra ainda a infância até o grande exemplo empresarial na educação, na comunicação, na tecnologia, na agropecuária, na indústria, no social entre outros projetos de crescimento com o Ceará, o Brasil e o Mundo.

A história do Abrigo Central, na época conhecido como Assembleia do Povo em 1951, onde Edson Queiroz se reunia com amigos para traçar planos, fazem parte dos estudos. Foram mais de três meses para uma leitura de 180 páginas.

Perda

A única parte triste da história mostrada pelos alunos foi o acidente ocorrido no dia 8 de junho de 1982, quando o voo 727 da Vasp chocou-se com a Serra de Aratanha matando 132 pessoas, entre elas, Edson Queiroz. Os alunos do projeto pensam agora em mostrar os estudos aos familiares de Edson Queiroz.

"O grande sonho nosso é poder conhecer o Sistema Verdes Mares, porque Edson Queiroz deixou um legado de coisas boas para a humanidade", disse Olívia Paulino Pinto, integrante da equipe de pesquisa. "Nós não conhecíamos a vida desse homem humanitário. É uma coisa magnífica".

Para a professora da turma, Socorro Abreu, o que Edson Queiroz fez pelo País foi uma contribuição grande em todos os setores. "Foi além do futuro. Tudo que ele pensava dava certo", observa a educadora. Já Joane Laurênio de Oliveira, diretora e idealizadora do projeto, a escolha pela vida de Edson Queiroz deu-se porque ele foi um homem de visão empreendedora. "Isso incentiva os alunos a se espelharem nesse exemplo de vida", explica a diretora do Colégio Menino Jesus.

Romeu Rocha de Oliveira, que coordenou os estudos dos alunos, não esconde a alegria de ver se tornado realidade a ideia de expandir para o colégio a vida de um homem que só deixou ensinamentos. "As empresas do Grupo Edson Queiroz são exemplos de empreendimentos na educação, comunicações, social, na agropecuária".

Incentivo

"Esse projeto incentiva os alunos a se espelharem nesse exemplo de vida"

Joane Laurênio de Oliveira
Diretora e idealizadora do projeto

"As empresas do Grupo Edson Queiroz são exemplos de empreendimentos"
Romeu Rocha de Oliveira coordenou os estudos dos estudantes

MAIS INFORMAÇÕES

Colégio Menino Jesus
Rua Raimundo da Costa Ribeiro - nº 2190 - Município de Canindé
Telefone: (85) 3343. 0277

(Fonte: Diário do Nordeste)

Um comentário: