sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

E-mail dos internautas

Caro Jornalista Andson Lima,


Blog Canindé Agora


Alerta: Avenida São Francisco é um Perigo evitável!


Cumprimentando-o, quero inicialmente prestar meus sentimentos de condolências ao lamento profundo que acomete à família da jovem falecida em acidente moto ciclístico e unir meu pensamento àqueles que estão pedindo a Deus pelo pleno restabelecimento da saúde da jovem que saiu gravemente ferida no acidente.


Só para citar, quando ainda morava em Canindé, pude acompanhar variados acidentes na Avenida São Francisco, onde num deles o destino foi fatal para um amigo que morava na minha rua. Sua moto colidiu em um poste nas imediações do Ginásio Paulo Sarasate.


A população de Canindé e os administradores devem refletir e buscar formas de evitar que o pesar que estamos passando não venha a se repetir. A Avenida São Francisco é à entrada do fluxo de veículos que chega de Fortaleza pela BR 020. A buraqueira existente ao longo da via logo na entrada da cidade, apesar de ter causado muitos transtornos, foi um mal que serviu como redutor de velocidade dos veículos que entravam na cidade pela BR 020 imprimindo uma média de velocidade em torno dos 80 Km/h.


Este simples fato, exige uma condição de segurança na engenharia de tráfego da Avenida São Francisco. A construção de redutores físicos de velocidade (não estou falando de fotossenssores), mas de grades de cimento e lombadas de tartarugas no plano horizontal.


Com estes dispositivos o fluxo veloz dos veículos que entram na cidade será transformado em deslocamento de média ou baixa velocidade. São critérios da engenharia de trânsito que evita dois tipos de comportamentos potencialmente bombástico na hipótese de se entrecruzarem.


Nestes casos é preciso entender que a alta velocidade é algo que pode ocorrer de modo voluntário como por exemplo, numa descida, ou mesmo numa pista de rolagem de excelentes condições.


PONTO MAIS CRÍTICO


A entrada dos alunos no Ginásio Paulo Sarasate fica no beiço da Avenida São Francisco e a passagem por ali é forçada tanto para pedestres quanto para veículos e transeuntes. É um ponto de caráter explosivo.


Continuar assim, com está, é um grave erro e uma falta de sensibilidade a toda prova sobretudo pelo simples fato dos horários de pico coincidir com a entrada e saída de centenas de estudantes, professores e funcionários do Estabelecimento de Ensino !


Seria mais seguro, coerente e até sensato que o "Portão de Entrada" fosse transferido para rua ao lado, que dá destino a Paulino Barroso. O muro no entorno do Ginásio bem que poderia ser substituído por grades recuadas de modo que os guiadores que não conhecem a cidade possam avistar o grande movimento de pessoas e agir de modo proativo e diminuírem a velocidade dos veículos.


Recuar a fachada frontal para ceder espaço adequado para o estacionamento de veículos que transformam aquele trecho num dos gargalos mais perigosos da malha viária da cidade é uma simples questão de sensibilidade. É preciso iniciativa urgente !


Outra deficiência intrigante está na fragilidade da segurança da Avenida são Francisco logo nas proximidades da Curva do Ginásio. O redutor de velocidade ali existente é o único quando deveria ser o último de uma sequencia para que a alta velocidade dos veículos que entram na cidade fosse atenuada desde o início da Avenida São Francisco nas imediações do trevo de entrada da cidade. Um veículo a 100km/h ao atingir o redutor que fica próximo ao Ginásio, se não frear, certamente terá pela frente um trampolim que o fará abalroar no muro do Ginásio.


Peço a Deus que conforte as Famílias neste difícil momento de tão profundo lamento...


André Noronha Brasil

Um comentário:

  1. " Este simples fato, exige uma condição de segurança na engenharia de tráfego da Avenida São Francisco. A construção de redutores físicos de velocidade (não estou falando de fotossenssores), mas de grades de cimento e lombadas de tartarugas no plano horizontal. "

    Muito bom isso que o caro amigo "André" citou, mas infelizmente a preocupação com a vida das pessoas for depender dessas melhorias, vai morrer muita gente ainda ... A lideração dessa cidade é uma vergonha, vc ver logo no inico da cidade, " O belo asfalto ainda inacabado " um otimo cartão de boas vindas ... Canindé infelizmente esta perdido.

    ResponderExcluir