Um cortejo religioso que já virou tradição no município de Quixadá, no Sertão Central cearense, a motoromaria rumo à cidade de Canindé chegou a sua 9ª edição com participação recorde, de acordo com organização do evento. Este ano a procissão recebeu adesão dos devotos do município de Choró que colaboraram para o aumento do público. Pela estimativa mais de 1.500 devotos foram a Basílica de São Francisco.
Ainda era 5h30min do domingo,12, quando o padre Tomaz deu as bênçãos aos romeiros que saíram com a proteção do santo e de uma grande equipe de Policiais Militares e da Companhia Rodoviária Estadual, além de uma ambulância do Corpo de Bombeiros e de vários carros de apoio para eventuais problemas no percurso. Ao chegar no Choró, equipe do Pró-Cidadania e de uma ambulância reforçaram ainda mais. O prefeito Dé também foi agradecer ao santo.
O organizador do evento, Fernando Rodrigues, estava bastante feliz por ter cumprido mais uma missão da sua promessa ao santo apostólico, “estou muito feliz porque a cada ano nossa romaria só aumenta o número de participantes, este ano bateu recorde”, afirma o devoto de São Francisco. Segundo Fernando, tudo iniciou com a sua ida a Canindé, e logo após amigos passaram a seguir-lo, foi então que resolveram torna-se um evento aberto a todos aqueles que acreditam no santo.
O evento também é uma forma de ajudar aqueles que mais necessitam, para isso, os participantes ao fazer a inscrição colaboraram com alimentos perecíveis que serão doados a entidades beneficentes de Quixadá e Choró. Ao todo foram arrecadados, cerca de 5 toneladas de alimentos que serão entregue no dia 24 deste mês.
A reportagem do portal Revista Central e da Revista Emoções, acompanharam de perto todo o percurso e ao chegar à cidade de Canindé, falou com o Secretário de Turismo, Plínio Gomes, que agradeceu a presença de todos, em gesto de demonstrar que o povo canindeense recebe bem os romeiros, Gomes, entregou a chave da cidade ao organizador Fernando Rodrigues. Segundo Plínio, Canindé recebeu anualmente 1,5 milhão de pessoas de todo o país com destaques para o período de julhos a dezembro.
Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco (superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo). Embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes. A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo; Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano.
A romaria ao Santuário de São Francisco em Canindé se destaca pelo caminho que o fiel deve percorrer. Mas em vez dos cenários do Velho Mundo, o peregrino terá diante de si a magnífica paisagem sertaneja. Ao longo do percurso, o viajante irá conhecer a fauna e a flora do semi-árido, tomar banho em açudes e riachos, e desfrutar da hospitalidade das fazendas da região.
(Fonte: Revista Central)
Nenhum comentário:
Postar um comentário