domingo, 19 de dezembro de 2010

Agência Comunitária agiliza entrega de cartas em Canindé


Os moradores da zona rural de Canindé estão gratos com projeto que permite correspondência chegar em casa

Uma parceria entre a Prefeitura de Canindé, a Agência dos Correios e Telégrafos e o Ministério das Comunicações está facilitando a vida das pessoas da zona rural, que precisam dos serviços da ECT. São as Agências Comunitárias que estão espalhadas em dez localidades: Bonito, Caiçara, Capitão Pedro Sampaio, Esperança, Iguaçu, Ipueira dos Gomes, Ipú, Monte Alegre, Targinos, Salitre e Ubiraçu, coordenadas por agentes de correios comunitários, revolucionando e mostrando que está mais vivo do que nunca o sistema de entrega de cartas e outros tipos de correspondências, mesmo com a era do mundo virtual.

A cada dois dias da semana os agentes responsáveis pelo posto de entrega visitam a central da empresa em Canindé para levarem correspondências, cartas, boletos bancários, cartão de crédito, CPF e faturas diversas.

Localidades

Segundo o gerente dos Correios de Canindé, Francisco Diassis Sousa Uchôa, cada Agência Comunitária abrange 124 localidades da zona rural. No sertão, os carteiros comunitários percorrem estradas vicinais, enfrentam sol, poeira e cansaço para entregar as encomendas aos destinatários que, muita das vezes, residem em locais de difícil acesso. Muitos deles, precisam até ter cuidado com animais, como cachorros, em áreas distantes da sede de origem do Posto da Agência. "Quando a agente chega em uma residência que tem um cachorro, que pegou marcação com a pessoa, é fatal, ele não deixa nem sequer chegar na porta da casa", narra o agente Roger Cavalcante.

É o caso da dona de casa Maria Alves da Silva, residente na localidade de Ladeira Branca, que fica a 21 quilômetros da sede do Distrito. "É um trabalho muito bom, porque, agora, em vez de irmos até Canindé, percorrendo 60 quilômetros, pagando passagens e muitas das vezes dando a viagem perdida, agora não, as correspondências chegam em nossas mãos de forma segura e competente", elogia dona Maria.

Aceitação

Em Bonito, a agente comunitária Taiane Sousa Gomes, que responde pelo posto, disse que a aceitação da população é muito boa. "Aqui, os clientes dos correios sempre falam bem do trabalho. Eles afirmam que antes do projeto entrar em funcionamento, a demora para a entrega das correspondências chegava a durar até uma semana, hoje não, chega em um dia e no outro já estão nas mãos dos destinatários", explica.

As dificuldades enfrentadas pelo profissional são muitas. O carteiro comunitário Francisco Roger Cavalcante Sousa sabe bem o que precisa superar para fazer chegar ao seu destino as cartas e encomendas. Existe localidade em que é preciso deixar o transporte pelo meio do caminho e depois seguir a pé, porque acaba a estrada e, como o compromisso de servir bem é maior, torna-se difícil, mas, segundo Roger, muito prazeroso pela importância social.

Felicidade

Quem necessita desse tipo de atendimento fica feliz. "Estou mais segura agora. Com a chegada desse benefício, até dinheiro já recebi em minha porta", enfatiza Inaldo Bastos de Abreu, que reside na localidade de Alto do Bonito, em Canindé.

O sucesso é tão grande que o prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, irá preparar um projeto de recuperação e ampliação das sedes das Agências Comunitárias e criar novos postos nos bairros de maior concentração populacional.

"É um grande serviço, já estive conversando com o gerente local de Canindé, Francisco Diassis Uchôa, e nossa pretensão é ampliar o atendimento que se tornou pioneiro no Município de Canindé", afirmou Cláudio Pessoa.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário