segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Canindé recebeu 800 mil devotos

Em dois dias, a cidade recebeu sete romarias de diversos municípios do Ceará. A maioria formada por motoqueiros

Canindé, que fica localizada a 126 quilômetros de Fortaleza respira fé e economia religiosa. Quem chega ao Município, logo pode sentir o quanto o poder de São Francisco é forte. No final de semana, várias romarias chegaram ao Santuário, com devotos rogando proteção divina e o compromisso de ficar em paz com o padroeiro.

No sábado, chegaram devotos em duas romarias. Na primeira, 15 ciclistas do município de Eusébio chegaram ao Santuário e pagaram suas dívidas com santo. Segundo o organizador da ciclo romaria, Francisco Lairton Deodato da Silva, eles deixaram a terra natal na sexta-feira e chegaram em Canindé no sábado as 9h45.

"Foi uma viagem tranquila. Graças a Deus, tudo correu bem", comemorou Lairton. A segunda romaria, foi a de taxistas. Trinta profissionais deixaram Fortaleza e seguiram pela BR-020 num clima de fé e religiosidade. Francisco Rodrigues de Carvalho, que comandou o comboio, sobre quatro rodas disse que a promessa vem sendo cumprida a rigor. "Comecei em 1986, quando fundei o Rádio Táxi, hoje conhecido com Pioneira. Criei o Rádio Táxi Fortaleza e participo dessa festa anual para Canindé", contou.

Os taxistas aproveitaram para levar alimentos que foram entregues à Pastoral Social da Igreja a serem distribuídos a pessoas carentes da cidade.

Ontem a cidade voltou a receber outras romarias. Para se ter uma ideia, cinco romarias sobre duas rodas visitaram o Município. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, e o assessor de Romarias, Germano Silva, os municípios de São Gonçalo do Amarante, Guaramiranga, Boa Viagem, Baturité e Itaitinga mandaram seus representantes religiosos para a Basílica de São Francisco das Chagas.

"Aqui é uma cidade dominada pela fé", disse Elliarde Matos, de São Gonçalo do Amarante, que levou infraestrutura para atender os motos romeiros.

O Município de São Gonçalo mandou quatro ambulâncias, sendo duas UTI´S Móveis, três carros de apoio, Grupo de Socorro de Urgência e mais 30 socorristas do asfalto. O grupo era formado por 60 pessoas, que contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além de paramédicos.

Durante o fim de semana, Canindé recebeu um público religioso estimado pelos organizadores das romarias mais de 800 mil pessoas. "Estamos dentro do esperado, a cada final de semana a cidade se transforma na capital estadual da fé", finalizou Germano Silva.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário