O POVO Online é o portal cearense mais acessado do Brasil. A informação foi confirmada por uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina, o Ibope. Somente em abril, O POVO Online recebeu 54% mais usuários do que o portal do jornal concorrente.
O POVO firmou parceria com o IBOPE para receber índices mensais que demonstram os hábitos dos brasileiros na Internet. De acordo com Valéria Xavier, gerente de Informações de Mercado O POVO, a pesquisa, além de contabilizar o número total de internautas, possibilitará conhecer o perfil dos usuários e quanto tempo eles estiveram conectados.
As informações reunidas e os dados cruzados fornecem diretrizes sobre o portal, avalia Valéria. “Isso significa que a gente vai poder mostrar ao mercado de maneira mais transparente a nossa vantagem competitiva”, ressalta a gerente. De acordo com Arenusa Goulart, gestora de Publicidade Digital do O POVO, os internautas também serão beneficiados. “Poderemos descobrir se as constantes melhorias realizadas estão no caminho certo”, aponta. Valéria antecipa que os gerentes comerciais do O POVO, terão acesso às informações da pesquisa do Ibope e vão, junto aos clientes, construir o melhor plano de mídia voltado para cada objetivo.
A pesquisa
A pesquisa do Ibope é composta por um painel formado de aproximadamente19 mil colaboradores. O modelo de medição dos acessos é o mesmo que mede a audiência dos canais de televisão. Por meio de um software, ficam registradas quais as páginas acessadas por cada usuário da máquina que faz parte do painel.Marco Formenton, gerente da filial cearense do Ibope, explica que a avaliação é feita em tempo real. “Temos uma base de domicílios e escritórios que enviam dados diariamente para o nosso departamento”, ressalta.
Arenusa Goulart lembra ainda que a iniciativa faz com que O POVO Online, mais uma vez saia na frente, tornando-se o primeiro portal assinante do Ibope do Norte/Nordeste.
De acordo com Valéria Xavier, a pesquisa não tem um recorte geográfico, seguindo a própria característica da Internet, que ultrapassa essas barreiras espaciais. “Mas temos, por meio de outros mecanismos de avaliação, uma estimativa aproximada de que 70% a 80% dos nossos internautas estão concentrados no Estado”, afirma.
E MAIS
Segundo a pesquisa, o acesso à Internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), considerando os brasileiros de 16 anos ou mais de idade, chegou a 67,5 milhões de pessoas no quarto trimestre de 2009.
MAIS DADOS
Perfil do internauta do O POVO Online
62,3% tem nível superior ou pós-graduação64,5% são homens
26,8% tem até 24 anos35,8% tem entre 25 e 34 anos
24,0% tem entre 35 e 49 anos
Fonte: Ibope Nielsen Online / NETView - abril 2010
NÚMEROS
54%
62,3%
Nenhum comentário:
Postar um comentário