sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cid Gomes promete antecipar pagamento do Seguro Garantia Safra para junho

O governador Cid Gomes esteve reunido com prefeitos de vários municípios do Estado durante a manhã desta quinta-feira (13), no Palácio Iracema, e a pauta era a situação dos agricultores cearenses que sofrem com a estiagem. Após a reunião, Cid firmou com os presentes que vai solicitar o adiantamento do Seguro Garantia Safra já para o mês de junho. Ela vai ter audiência pública com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, na próxima semana.

Cid vai usar como argumento para convencer o governo a liberar o recurso, o fato de já ter antecipado para a União os pagamentos referentes ao seguro. Para os municípios onde problemas com a falta de chuvas esteja em extrema gravidade, ele afirmou que vai disponibilizar verba dos cofres do Estado.

O administradores municipais levaram ao conhecimento do gestor estadual as demandas dos camponeses. E já anteciparam que em algumas localidades a situação já é bem crítica, como na Zona Norte. A chuva que caiu até agora foi menos de um terço do esperado. Por conta disso, já existem animais padecendo de sede.

No entanto, 67 municípios, de um total de 172 inscritos no Seguro Safra, estão inadimplentes no Seguro Safra, total ou parcialmente. Os prefeitos devem providenciar a regularização para não prejudicar os agricultores. Ao todo, 291 mil trabalhadores rurais estão cadastradas e aptos a receber o benefício em quatro parcelas de R$ 150,00. O Garantia Safra injetará R$ 174 milhões na economia do estado.

(Fonte: Jangadeiro OnLine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário