sexta-feira, 9 de abril de 2010

Secretário da Agricultura se reuni com EMATERCE e Sindicalistas

O secretário da agricultura Sr. Airton Maciel esteve reunido com técnicos da Ematerce e diretores de sindicatos, com a finalidade de formar uma comissão para formatação do laudo das perdas da safra 2010 no município de Canindé, que segundo os cálculos é de 100%. O município tem hoje 6.308 trabalhadores que pagaram a taxa do seguro, mas tem também os não cadastrados que precisam de assistência emergencial.

De acordo com a Coordenação Nacional do Programa Garantia-Safra, a partir da safra 2008/2009, não será mais necessário reconhecimento do Decreto de Situação de Emergência ou de Estado de Calamidade Pública Municipal, por parte da Defesa Civil Nacional, para a liberação do pagamento do beneficio do Garantia-Safra.

O Programa Garantia-Safra é um seguro de renda para os agricultores que vivem em municípios do semiarido onde é registrada perda de pelo menos 50% da produção esperada.

O Programa garante aos inscritos um benefício no valor de R$ 600,00, pagos em quatro parcelas de R$ 150,00. Para participar do Garantia-Safra é preciso ser agricultor familiar nos moldes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que viva no semiárido e tenha renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio, além de cultivar área não-irrigada entre 0,6 e 10 hectares das culturas cobertas pelo seguro: arroz, algodão, feijão, mandioca e milho.

Ficou acertado que o laudo deverá está pronto até o próximo dia 09 de abril para ser enviado imediatamente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, mostrando a realidade pela qual passa o trabalhador rural de Canindé.

O município de Canindé tem a maior área de assentados do Brasil, além de uma grande extensão territorial.

(Chico Carlôto Da/ Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário