segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tradição Esportiva. Olimpíada dos Povos Indígenas chega ao fim

Terminou, ontem, no município de Pacatuba, mais uma edição dos Jogos Indígenas do Ceará. O evento foi realizado de 9 a 12 de julho, pela Secretaria de Esportes do Estado, com parceiros multilaterais e apoio da Prefeitura de Pacatuba. Nesta sexta edição, participaram 661 índios de 17 etnias diferentes que estão distribuídas em 13 municípios cearenses. Os índios participaram de oito modalidades esportivas, algumas herdadas dos povos indígenas e outras adquiridas pela cultura do homem branco.
Segundo o secretário de Esportes do Estado, Ferrucio Feitosa, “os jogos permitem a integração e a promoção dos povos indígenas, que expressam na competição a riqueza e a variedade de suas tradições, costumes, expressões corporais, entre outros valores”. A garantia está expressa no inciso IV do artigo 217 da Constituição Federal do Brasil preceitua a promoção do encontro e do intercâmbio esportivo-cultural entre os diferentes povos indígenas do País.
Durante os três dias de jogos, em meio ao futebol, ao arco-e-flecha, ou ao arremesso de lança, entre outros, as tribos deram um exemplo de conduta, organização e conhecimento de quem realmente sabe competir, respeitando os próprios limites. É o que provam as palavras da representante dos Pitaguarys de Pacatuba, Ana Cléscia.
Os Pitaguarys foram representados por 60 atletas.Nesta edição, os índios Tapeba, de Caucaia, chegaram com a maior delegação esportiva, 100 atletas, e defendiam o bicampeonato geral da competição. Na edição anterior, ocorrida em Monsenhor Tabosa, os Pitaguarys de Pacatuba conquistaram o segundo lugar com vitórias nos Arco e Flecha e Cabo de Guerra.Adornados com óleo de massaranduba, chocalhos, penas na cabeça e cocares de penas vermelhas e azuis, os índios movimentaram os três dias na cidade. Os jogos aconteceram em escolas, no estádio de futebol Alberto Sobrinho (O Betão) e no açude do Piripau. Um cenário onde a natureza é o principal destaque.
Etnias
Além dos Pitaguarys de Pacatuba e dos Tapebas de Caucaia, participaram dos jogos os Anacé, de Caucaia; os Potiguara, Gavião e Tabajara, de Monsenhor Tabosa; os Jenipapo-Kanindé, de Aquiraz; os Kalabaça e Potiguara, de Cratéus; os Kalabaça e Tabajara, de Poranga; os Kanindé, de Aratuba e Canindé; os Pitaguary, de Maracanaú; os Potiguara, de Novo Oriente e de Tamboril; os Tabajara, de Quiterianópolis; e os Tremembé de Almofala, do município de Itarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário