sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Canindé comemora 12ª edição do Dia do Romeiro

Canindé amanheceu em festa, pois nesta sexta-feira (3), é comemorado o Dia do Romeiro. Essa será a 12ª edição da festa de encerramento do calendário religioso do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé. O tema deste ano é “A história de nossa paróquia passa pelo caminho dos romeiros”.

O Dia do Romeiro foi instituído em 2 de março de 2005, originário de um Projeto de Lei do vereador a época Celso Crisóstomo, apoiado pela Paróquia de São Francisco das Chagas. A data tem como objetivo homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Para o pároco e reitor do Santuário-Paróquia, frei Marconi Lins, coordenador da festa pela terceira vez, a data representa um momento de integração e também de aprendizado. “Quem vem aqui fica entusiasmado e sai radiante, numa demonstração de fé e devoção a São Francisco, no caminhado profundo ao santo vivo, como fez Jesus. O Dia do Romeiro é um dia de ação de graças, para que os fiéis tenham amor profundo por São Francisco e pelo santuário”, ressalta o franciscano.
A festa conta com diversas celebrações que acontecem às 6, 9, 16 e 18 horas, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, e confissões no Complexo Frei Damião durante todo o dia.
Após missa solene em Ação de Graças ao Dia do Romeiro, transmitida ao vivo pela Rede Vida de televisão, as 18 horas, uma procissão com a imagem de São Francisquinho reunirá a população católica e os romeiros pelas principais ruas de Canindé.
No final da procissão, será realizado o encerramento dos festejos com a bênção na Praça da Basílica.
Depois do retorno da imagem ao nicho, na Basílica, de onde sai apenas no dia 3 de fevereiro e no dia de São Francisco, 3 de outubro serão realizadas homenagens aos responsáveis pelas romarias, e a quem contribuiu no atendimento aos romeiros durante todo ano de 2016.
Em seguida, acontece a parte cultural, no coreto da Praça Tomas Barbosa, organizada pela prefeitura da cidade. Algumas atrações musicais se apresentaram no espaço, entre elas, o grupo canindeense “Pra Sambar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário