sábado, 25 de junho de 2016

Adolescente é detido após postagem criticando a Policia em Itatira

Um adolescente de 17 anos foi detido pela Polícia Militar por desacato, na tarde da última quinta-feira, 23, em Itatira, a 216,8 km de Fortaleza. A ação ocorreu após uma postagem do jovem em sua rede social, em que ele questionava o envolvimento de policiais, sem citar nomes, com os criminosos da cidade. A família do rapaz planeja denunciar o caso na Controladoria para apurar eventual abuso de autoridade. 

O pai do menino, Rinaldo Alencar, 42 anos, contou que soube do caso quando uma equipe da PM chegou à escola onde ele trabalha, com o filho já detido. "Eu tinha entrado na escola há pouco tempo. Já tinham passado na minha casa e pegado meu filho. Eu disse que eles não tinham o direito de levar o filho da gente assim", explicou. 

Rinaldo contou que precisou voltar ao trabalho, mas informou o caso à mulher para ela acompanhar o filho do casal. O garoto foi encaminhado à delegacia de Canindé, após um conselheiro tutelar ser acionado, mas a família só conseguiu chegar à unidade depois de arranjar um carro com um vereador da cidade.

Segundo a delegada de Canindé, Giselle Oliveira Martins, o adolescente escreveu no Facebook comentário que sugeria conivência de policiais com os crimes registrados no município. "Dava a entender que os policiais não faziam nada porque teriam conluio com os criminosos. Ele não indicou policiais em específico", disse. O adolescente foi autuado em Ato Infracional por desacato, e o procedimento policial deverá ser encaminhado para a Justiça. 
O jovem foi liberado em seguida porque, conforme Giselle, o ''desacato foi praticado sem violência ou ameaça". "Se ele fosse adulto, o procedimento seria muito parecido, ele responderia um Termo Circunstanciado", afirma ela.
A publicação do adolescente foi excluída da rede social, mas o pai confirmou que havia uma insinuação de envolvimento entre a Polícia e os roubos. "Mas ele não disse quem era, disse Polícia em geral. Se eles forem ver postagens no Facebook, vão ter que prender todo mundo. Ele só falou que os policiais não faziam nada", frisa. 

Rinaldo afirma que a família está muito abalada e não concorda com o procedimento adotado. "O menino já estava todo se tremendo quando chegou com os policiais. Acordaram meu filho em casa, o ameaçaram durante o caminho. Meu filho não roubou, não matou. É um menino quieto, só sai para ir para a escola e para as quadrilhas culturais. Nós não queremos deixar isso assim", afirma.
A detenção do adolescente, com identidade preservada, gerou repercussão entre os moradores da cidade, que criticaram a ação policial. “Primeira vez na história que vejo prenderem um jovem por se expressar em uma rede social. Ainda mais na sua própria casa. Um absurdo!", escreveu um usuário no Facebook do adolescente.
 O advogado criminalista e presidente da Comissão de Estudos Penais da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB), Bruno Queiroz, explica que o desacato só pode ser praticado presencialmente, não podendo ser por facebook, e-mail ou telefone, por exemplo. Segundo ele, no caso do Jovem de Itatira, o que os policiais poderiam ter feito é ter notificado o adolescente para se explicar.

“Única providência que poderia ter sido tomada pelos policiais que se sentirem ofendidos com a postagem é notificar o rapaz para ele dar o nome. Desacato é sempre na presença, ele apenas utilizou da liberdade de manifestação de pensamento para criticar o serviço de segurança pública e pode ser gerado um representação por abuso de autoridade”, esclarece.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informa que disse tanto para o caso em questão como para outros fatos semelhantes, se alguma pessoa se sentir violada em seus direitos deve procurar a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD) – órgão autônomo responsável por averiguar ocorrências em que haja suspeita de desvio de conduta por parte de servidores de segurança pública e do sistema penitenciário''.



Diversos moradores de Itatira postaram mensagem de apoio ao adolescente no Facebook. Nas publicações, a população questionava a atuação da Polícia e falava sobre a liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário